No dia 29, na cidade de La Chapelle Saint Mesmin, no Salão Nobre da autarquia, decorreu uma cerimónia da “ Amitié Franco-Portugaise” organizada pelo Conselheiro das Comunidades Portugueses de França, Carlos dos Reis, em la Chapelle-Saint-Mesmin – Loiret. Nesta cidade vivem mais de dois mil portugueses e no Loiret cerca de 29 mil lusos ou luso-descendentes.
Uma cerimónia calorosa com a presença do ex – secretário de Estado e deputado Carlos Gonçalves.
O objetivo da cerimónia era entregar a Jean-Pierre Sueur, antigo presidente da Câmara de Orleães, antigo ministro e atual senador, uma placa de Honra. Foi ele que ajudou e ajuda, de maneira significativa, a comunidade portuguesa, através das associações.
A relevância da comunidade portuguesa remonta aos anos 60-70, com uma grande parte oriunda do Norte, particularmente da região de Viana e Barcelos. A comunidade lusa é uma das maiores da região e bem estruturada. No entanto, lamenta-se que os portugueses vivam “entre- eles”. Carlos dos Reis, autarca honorário, e vianense diz-nos que ouve de maneira constante esta crítica.
Carlos dos Reis é, pela sua maneira de ser e sua disponibilidade, um dinamizador de acontecimentos que enaltecem Viana e, concomitantemente, Portugal, foram as palavras de Carlos Gonçalves.
Carlos dos Reis entregou, na sua qualidade de conselheiro, uma placa a Jean-Pierre Sueur, assim como uma recordação à presidente da Câmara, Valerie Barthe-Cheneau, e a Carlos Conçalves.
A cerimónia terminou com um Porto de Honra oferecido pela empresa de Victor Mariano, que tanto ajuda os portugueses.
C.R.