Na entrada sul do shopping Estação Viana está uma instalação designada de “Amor Minhoto”, de Pedro Amaral Ribeiro, que será também continuada com a participação de todos os vianenses e visitantes. A inauguração aconteceu ao início da noite de 18 de julho e foi antecedida de um momento musical a cargo de João Gigante.
“Ela vai sofrer várias mutações e podem interagir com ela”, dizia Pedro Amaral Ribeiro. O arquiteto é também um dos responsáveis pelo projeto de impressão 3D, a “Diverte”.
Lançado o desfaio pela administração do espaço comercial começa por idealizar a peça executada em plástico vegetal e impressão 3D, que contém fotografias de Gualberto Boa-Morte e Rui de Carvalho. “A peça é baseada na nossa cultura. Está representado o coração e existem duas personagens, um homem, que está sentado, e a mulher, que está à janela, que era como se namorava antigamente”, esclarece Pedro Ribeiro.
A peça estará exposta até 15 de outubro e poderá ser apreciada e também alterada. De um dos lados, existe um painel que poderá ser pintado pelos visitantes. Cipriano Oquiniame iniciou a pintura, que sofrerá alterações por quem quiser deixar a marca. Também Pedro Ribeiro diz que haverá um aparelho junto da instalação para as pessoas “interagirem” e mudarem, por exemplo, as cores do coração.
Durante o dia a peça terá uma configuração e à noite será diferente. Pelas 22h será exibida uma música criada por João Gigante, que permitirá “outra contemplação”. “Toda ela tem um cariz tecnológico, imagem, luz e som”, sublinha Pedro Ribeiro. Adiantando que “este é mais um motivo para virem cá mais vezes. Experimentem e façam acontecer”, aconselhou.