Ana Abrunhosa inaugura Feira da Foda

A ministra da Coesão Territorial inaugura, ao final da tarde de hoje, dia 17 de março, a Feira da Foda, na freguesia de Pias, concelho de Monção.

A iniciativa contempla cerca de 90 expositores, grande parte em área coberta, bem como espaço próprio, também coberto, servido por 123 mesas com lugares sentados, para degustação do rei da festa, Cordeiro à Moda de Monção.

O programa compreende demonstração de tosquias e animação popular com ranchos folclóricos, grupos de bombos, tocadores de concertina, pandereiteiros, charangas e DJ’s. O encerramento do certame, no domingo, pelas 18:30, conta com a atuação do grupo “Sons do Minho”, padrinhos da Confraria da Foda.

Organizado pela Junta de Freguesia de Pias, com o apoio da Câmara de Monção e a Confraria da Foda, o certame conta com cerca de 90 expositores, grande parte em área coberta, bem como um espaço próprio, também coberto, servido por 123 mesas com lugares sentados, para degustação do Cordeiro à Moda de Monção.

A Feira da Foda tem como finalidade a manutenção da qualidade e a garantia da genuinidade deste prato com história e tradição no concelho de Monção. Em 2018, foi distinguido como uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, no concurso da RTP, “7 Maravilhas à Mesa”

Inicialmente associado ao consumo familiar em dias festivos, o Cordeiro à Moda de Monção, denominado “Foda à Monção”, levado ao forno de lenha em alguidar de barro, tornou-se uma referência na gastronomia monçanense, assumindo-se como um valioso e saboroso elemento diferenciador do nosso concelho.

A história do nome surgiu aquando das feiras de ovelhas, realizadas antigamente. Os vendedores menos honestos tinham por hábito dar sal aos rebanhos para que estes se enchessem de água e parecessem mais gordos. Quando os compradores percebiam que tinham sido enganados, diziam “que grande foda”. E assim surgiu a Foda à Moda de Monção.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.