A antiga eurodeputada Ana Gomes foi hoje condenada a pagar uma multa de 2.800 euros e uma indemnização de 8.000 euros ao empresário Mário Ferreira por o ter apelidado de “escroque” num `tweet´ em que fazia alusão as investigações e buscas relacionadas com a subconcessão do Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).
“Visou atingir o assistente [Mário Ferreira] como empresário, mas também como pessoa e como cidadão com reflexos na sua vida”, disse a juíza do Tribunal do Bolhão, no Porto, onde foi lida a sentença.
Além disso, a magistrada considerou que o uso do termo “escroque” não foi uma “mera crítica severa” porque afetou a “imagem e credibilidade” do empresário perante todos os que leram o `tweet´.
Condenando Ana Gomes por difamação agravada, a juíza reforçou que em causa está apenas o uso da palavra “escroque” e que, ao utiliza-la, a antiga eurodeputada atingiu a “imagem, honra e respeito” de Mário Ferreira.
Ao utilizar aquele termo, que tem uma apreciação negativa e que significa “vigarista, desonesto ou trapaceiro”, a ex-eurodeputada teve como intuito “ferir o prestígio e atingir a dignidade” do empresário, sublinhou a magistrada.
Lusa