O ano de 2022 foi o tempo de retomar um projeto que une as duas margens do rio Minho: as “Andainas”/Caminhadas regressaram em abril, depois da interrupção ditada pela pandemia. Foram quatro as propostas da edição primavera / verão e agora há mais quatro, preparadas para o outono, e que começam já no sábado, dia 08 de outubro. As inscrições estão abertas e os quatro percursos foram apresentados hoje de manhã, pelos presidentes das câmaras de A Guarda e Caminha, em sessão na biblioteca Municipal de Caminha.
As propostas desenvolvem-se no território do Alto Minho e na Galiza. António Lomba, alcalde de A Guarda e Rui Lages, presidente da Câmara de Caminha, fizeram um balanço muito positivo da iniciativa, que é “sinónimo de uma relação de boa vizinhança e proximidade entre ambas as câmaras e povos das duas margens do rio Minho”.
Rui Lages apelou à participação, sublinhando que esta prática saudável é ao mesmo tempo uma forma de divulgar o território, o património natural e edificado, costumes, gastronomia, tradições e incentivar a própria economia local.
Na mesma linha, António Lomba, ele próprio entusiasta destas caminhadas e praticante assíduo, destacou a alegria e as relações de amizade que também se estabelecem entre as pessoas que participam.
As “Andainas” são uma iniciativa conjunta dos municípios de A Guarda e Caminha, de inventivo à união e intercâmbio entre os povos das duas margens do rio Minho, e de promoção da riqueza histórica, cultural, paisagística, ambiental, económica, etnográfica e humana da Galiza e do Alto Minho.
As Andainas de outono incluem quatro percursos, a realizar entre 08 de outubro e 05 de novembro, que passam por A Lama e Covelo, em Pontevedra, Vale do rio Âncora e Litoral Norte entre Viana do Castelo e Caminha.
O custo de inscrição é de 10 euros por participante, e inclui transporte e seguro.