“Andainas” estão de volta e começam dia 30 na Serra d’Arga

As “Andainas”/Caminhadas estão de volta já este mês, depois da interrupção ditada pela pandemia. São quatro as propostas da edição 2022, duas no Alto Minho e duas na Galiza e o início destes percursos é em Caminha, pela Serra d’Arga, no próximo dia 30 deste mês. A apresentação do evento decorreu ontem, em A Guarda, sendo esta uma iniciativa conjunta dos municípios de A Guarda e Caminha. As inscrições começam a 11 deste mês de abril.

Os autarcas das duas margens do Rio Minho congratularam-se por ser finalmente possível retomar a normalidade, depois de dois anos “muito anti-sociais”, como referiu António Lomba, alcalde de A Guarda. O autarca galego realçou a importância de se salvaguardar a saúde física, mas de se promover também a saúde mental que estas caminhadas propiciam. António Lomba destacou igualmente o simbolismo das caminhadas, enquanto momentos de consolidação da união entre os dois povos ribeirinhos.

Na mesma linha, o presidente da Câmara de Caminha mostrou-se satisfeito por ser possível retomar o evento, destacando a importância do primeiro percurso decorrer na Serra d’Arga. “Voltar desta forma à Serra d’Arga é um momento de festa” frisou Miguel Alves, agradecendo o empenho do Município de A Guarda na batalha contra a possibilidade de prospeção de lítio naquela área.

Recorde-se que após a oposição generalizada e a tomada de várias medidas e posições por parte da Câmara de Caminha contra a perspetiva de prospeção de lítio, a boa notícia acabou por chegar no início de fevereiro último, com o Ministério do Ambiente e da Ação Climática (MAAC) a informar que a Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) promovida pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) concluiu que na área da Serra d’Arga “as restrições ambientais inibem a prospeção e consequente exploração” de lítio, ficando assim fora do objeto do futuro concurso.

O presidente da Câmara Municipal de Caminha afirmou na altura a vitória coletiva: “esta é uma notícia ansiada mas também esperada, tendo em conta o trabalho que foi feito pelos diversos municípios da Serra d’Arga e o método e racionalidade que imprimimos às nossas posições. Esta é uma vitória de todo o Alto Minho e de todo o concelho de Caminha e quero agradecer a todos por terem acreditado na liderança e na força das autarquias. Este é também um triunfo da união das pessoas com os movimentos cívicos, contra a politiquice que sempre aparece e que chegou a colocar em risco uma decisão favorável para a região, esta é uma vitória do estudo da Serra d’Arga, do trabalho científico feito ao longo dos anos e que consolidou a nossa argumentação neste momento tão importante. Mas tenho que dizer que esta decisão acontece também pela capacidade e credibilidade dos autarcas do Alto Minho que nunca viraram a cara à luta, trabalhando muitas vezes no silêncio dos gabinetes e longe do frenesim das redes sociais. Quando há unidade, há resultados. Parabéns ao povo do Alto Minho”.

As “Andainas”/Caminhadas de Primavera 2022 incluem quatro percursos no total, a realizar entre 30 de abril e 09 de julho, que passam pela Serra d’Arga (Caminha), PR-G 93 Ruta da Ribeira do Ulla (Touro), Trilho da paisagem protegida Corno do Bico (Paredes de Coura) e Sendeiro Natural Aciveiro (Forcarei).

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.