A Praça da República vai passar a ser a “Praça Natal” de 30 de novembro a 06 de janeiro. Esta é uma das iniciativas preparadas para época festiva do Natal. No total, o investimento é superior a 122 mil euros e será uma parceria entre a Câmara Municipal e a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC).
Este ano, o investimento na iluminação de Natal é de 120 mil euros para 22 ruas, avenidas e praças da cidade, o que representa um acréscimo de 50 mil euros em relação ao ano passado.
A Praça Natal, com animação variada, estará disponível a partir das 18h de 30 de novembro. No mesmo dia, também às 18h, a cidade irá ligar as iluminações natalícias. Este ano, a grande novidade é a iluminação multimédia, que inclui um jogo de luzes sincronizado com música, que irá estar disponível na principal artéria da cidade, a Avenida dos Combatentes, e que permitirá a criação um espetáculo nunca inferior a 15 minutos, que será repetido até quatro vezes por dia, em horários a definir.
Será ainda colocada, como já tem sido hábito, uma árvore de Natal 3D iluminada com cerca de 20 metros de altura na Praça da Liberdade.
“Viana do Castelo sempre foi uma cidade do comércio e que sempre se afirmou como cidade comercial”, salientava o autarca vianense. José Maria Costa sublinhava a importância de terem retomado a parceria com a AEVC para a animação natalícia, dando ainda conta que “temos muitas áreas para trabalhar”.
O presidente da AEVC manifestava que “é com alegria que podemos trabalhar de mãos dadas junto dos nossos comerciantes”. Manuel Cunha Júnior apontava que “o foco desta direção é retomar o apoio aos comerciantes”.
A Associação Empresarial irá promover ainda o sorteio de Natal, o concurso de montras e estão em negociação para que a iniciativa do maior Bolo Rei de Viana possa acontecer.