Aniversário do nosso reitor

Alvarães, na eucaristia vespertina do dia 11 de janeiro, assinalou o aniversário natalício de Monsenhor António Gonçalves, reitor de Alvarães há mais de 55 anos.

Monsenhor António nasceu na vila de Prado em 1937 e é pároco de Alvarães desde 14 de agosto de 1966. A sua história de vida confunde-se em grande parte com as vivências, canseiras e anseios deste povo alvaranense que lhe presta homenagem e lhe é grato por tudo o que aqui vem realizando. Do seu percurso de homem bom, por todos reconhecido, é de salientar uma grandiosa e notável obra religiosa, catequética e social centrada no respeito por todos e no desenvolvimento integral da vila de Alvarães.

Monsenhor António é o bom pastor deste rebanho, de elevada estatura moral e humana e construtor da paz e do bem.

Centenário das Irmãs Missionárias

Durante o ano de 2021, as irmãs Missionárias do Espírito Santo comemoraram uma data histórica para a Congregação – o centenário do seu nascimento.

Tudo remonta ao dia 06 de janeiro de 1921, dia da Epifânia do Senhor, quando a Irmã Eugénia Caps, juntamente com mais duas companheiras de missão, Elise e Lucie, em Farschwiller, França, deram início a uma nova Congregação – Irmãs Missionárias do Espírito Santo.

Vinte anos depois, a Congregação das Irmãs Missionárias, hoje espalhadas por dezenas de países, chegou a Portugal.

Também Alvarães faz parte da história desta Congregação religiosa desde 09 de abril de 1961, quando esta ordem missionária aqui se instalou na Quinta do Bom Jesus do Monte. A casa senhorial, quinta e capela foram doadas pelas senhoras Duarte Mendes e desde então as Irmãs são presença simpática entre nós, na comunidade de Alvarães, trabalhando na educação de crianças (criaram um patronato com jardim de infância), na assistência, na catequese, na saúde e no bem-estar social da nossa população.

Durante o ano de 2021, a Congregação comemorou o centenário com inúmeras atividades, terminando a efeméride no passado dia 09 de janeiro, em Fátima, com a presença de alguns alvaranenses.

Na Cova da Iria, uma celebração litúrgica marcada pela união, solidariedade e amizade, marcou o “terminus” da data histórica que foi o nascimento da Congregação. 

Estiveram presentes na cerimónia muitas Irmãs da Província Portuguesa da Ordem, nomeadamente a Irmã Provincial e a Irmã Maria Conceição, Superior da Casa, em Alvarães.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.