A Câmara Municipal de Monção, em articulação com o Agrupamento de Escolas de Monção, está apostada em garantir as melhores condições de funcionalidade e aprendizagem no ano letivo 2022/2023, reforçando as medidas de apoio à comunidade educativa.
Além do apoio para a aquisição de material de limpeza e cedência de material escolar aos estabelecimentos de ensino, o Município de Monção vai continuar a assegurar o transporte escolar gratuito a todos os alunos e oferecer as fichas de atividades do 1.º, 2.º e 3.º CEB (1º ao 9º ano) aos alunos do ensino público.
Assumindo-se como um importante apoio financeiro para os encarregados de educação, a oferta das fichas de atividades constitui, igualmente, um veículo de rentabilização da economia local, uma vez que as fichas são adquiridas nas papelarias do concelho.
O transporte escolar gratuito abrange todos os patamares de ensino público, havendo a preocupação da autarquia em definir trajetos que permitam aos alunos sair mais tarde e chegar mais cedo a casa. Uma vantagem para quem vive nas zonas mais afastadas da sede do concelho.
A vereadora da Educação manifestava que “estaremos sempre atentos e comprometidos com o processo educativo do nosso concelho”. Daniela Fernandes especificou que “as medidas de apoio visam atenuar o esforço financeiro dos agregados familiares”.
Destaque, também, para a comparticipação na alimentação dos alunos com escalão, prolongamento de horário com atividades extracurriculares, e apoio aos alunos que ingressam no ensino superior, através da atribuição até 30 bolsas de estudo para quem frequenta aquele nível de escolaridade.