A atleta do Sporting Clube de Portugal, na modalidade de atletismo – lançamento do dardo, e o do Darque Kayak Clube foram os escolhidos pelo júri como atleta do ano, feminina e masculino. A revelação aconteceu na IV Gala do Desporto de Viana do Castelo, na última sexta-feira, em Santa Marta de Portuzelo.
“É sempre bom distinguirem uma época. A época foi excecional, mas foi para todo o atletismo em Portugal”, manifestava Cláudia Ferreira. Com apenas 21 anos é campeã da Europa por nações de 1.ª Liga, campeã nacional universitária. Natural de Andorra, mas com ligações familiares a Viana, Cláudia dedicava o troféu a todos os que a acompanham. “É sempre bom a Câmara reconhecer a performance dos atletas. Esta gala é muito boa, e sobretudo para os mais novos, é uma motivação para continuar a praticar desporto”.
Antoine Launay, canoísta do Darque Kayak Clube, está a preparar a participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Dizia, no final de arrecadar o prémio, que estava “muito orgulhoso”. Explicando ainda que “é o resultado de um ano ótimo para o clube”. Acrescentando que “este troféu traz muita emoção para o meu coração e um incentivo para estes seis meses que faltam para os Jogos Olímpicos”.
O júri selecionou ainda Maria Eugénia Queirós, esgrima, como a treinadora do ano. “Acho que este prémio foi mais uma distinção de carreira. Mas gostava de partilhar isto com o meu colega Luciano, que tem trabalhado comigo, com os atletas que se esforçaram e com o Clube, a EDV”. Maria Queirós é treinador há 34 anos e garante que a esgrima é uma modalidade muito técnica e exige muita persistência.
João Zamith, do Surf Clube de Viana do Castelo, foi eleito dirigente do ano. “Recebi a distinção com muito agrado”, salientava. Informando que “é uma vida dedicada a isto [desporto], mas não andamos por causa dos prémios, mas pelo desporto, pela juventude, pela educação e formação”. Acrescentando que “acima de tudo, não eu, mas a minha equipa merece esta homenagem”.
Como revelação do ano foram distinguidos Gonçalo Neto, hóquei em patins, e Ester Sotomaior Marques, andebol.
A equipa sénior da Associação Juventude de Viana foi eleita como equipa do ano. E a associação desportiva/clube do ano foi o Centro de Atletismo de Mazarefes.
Na mesma gala foram distinguidos todos os premiados das competições nacionais e internacionais. No total, foram atribuídos galardões a 144 atletas premiados, que conquistaram 240 títulos nacionais, europeus ou mundiais.
Câmara atribui duas distinções
A par da atribuição dos prémios do júri e dos vencedores de competições, o Município decidiu premiar dois vianenses dedicados ao desporto. O prémio homenagem foi para Analídia Torre. Foi vice-campeã europeia de corta-mato e medalha de ouro por equipas em 2000 em Malmoe (Suécia) pela seleção nacional. Atleta internacional por nove vezes, seis das quais em corta-mato, duas em pista e uma em estrada. Teve de abandonar o atletismo aos 28 anos devido a uma doença, mas a autarquia reconheceu a carreira da vianense.
Agora com 42 anos e depois de ter sido mãe iniciou a prática de BTT, no Olímpico Vianense.
Alberto Pimenta Gonçalves, 61 anos, recebeu o prémio especial. “Não contava com isto”, dizia, emocionado. Adiantando que apesar de não praticar futebol sempre esteve ligado ao futebol. Primeiro no Deucriste FC e há cerca de 25 anos foi convidado para ingressar na Associação Desportiva de Barroselas, assumindo funções no secretariado. Atualmente, é o tesoureiro do clube, mas ao longo de todos estes anos foi motorista, roupeiro, ajudou a pintar os campos, colaborando em todas as tarefas.
Das 34 modalidades praticadas no concelho vianense, 25 conquistaram títulos na época desportiva passada.
Cidade Europeia do Desporto
À margem da IV Gala do Desporto, José Maria Costa, anunciava a candidatura de Viana a Cidade Europeia do Desporto 2022. “Este vai ser um processo muito difícil, mas com o vosso apoio, com o vosso entusiasmo, e acima de tudo com a vossa dedicação”, vai ser possível.
Presente no evento, o ministro da Educação e Desporto não dava apoio institucional à candidatura vianense, mas dado ser natural do Alto Minho, Paredes de Coura, dizia que “eu como ministro da República tenho de dizer que lamento não poder anunciar aqui o meu apoio público à candidatura de Viana do Castelo, todos compreenderão a razão. Mas quando ouvi o anúncio da candidatura, o meu coração bateu mais rápido. Desejo muito boa sorte a Viana do Castelo”.
Tiago Brandão Rodrigues anunciou ainda a realização, de 06 a 08 de junho, em Viana do Castelo e Caminha, da final dos campeonatos nacionais juvenis de Desporto Escolar. Na competição estarão, nestes dois concelhos, mais de dois mil atletas.