Antoine Launay é o primeiro atleta do DKC nos Jogos Olímpicos

O canoísta do Darque Kayak Clube (DKC) vai representar as cores nacionais nos jogos Olímpicos do Japão em julho de 2020. Numa vinda a Viana do Castelo foi recebido na Câmara Municipal, no dia 15 de novembro, para acolher incentivos do autarca vianense e do clube que integra.

“O meu principal objetivo é conseguir uma medalha”, dizia o atleta, que vai participar pela primeira vez naquela prova. Antoine Launay já tinha tentado ir a Londres, em 2012 e ao Rio de Janeiro, em 2016.

A praticar canoagem há 19 anos, o atleta francês, mas com naturalidade portuguesa, treina na pista de La Seu d’Urgell, perto de Barcelona, Espanha. Apesar de ser atleta do DKC tem de praticar na pista espanhola. “O Darque Kayak Clube é um grande clube, tem bons barcos, só falta ter uma pista de canoagem de slalom”, salientava.

Antoine Launay frisava ser “uma sensação incrível poder representar o país, o Darque Kayak Clube e a cidade de Viana do Castelo”. Até ao Jogos Olímpicos, o atleta deslocar-se-á várias vezes a Tóquio para treinar na pista olímpica.

O presidente do Darque Kayak Clube mostrava-se orgulhoso e explicava que o Antoine é “campeão nacional em kayak e em sénior absoluto”. Américo Castro falava ainda da necessidade de existir uma pista olímpica no concelho. Teria, na opinião daquele, de ser artificial, porque tinha de ter um “bom caudal e uma boa altura de água”.

O treinador da Seleção Nacional de Slalom, Pere Guerrero, garantiu que existem “boas perspetivas” para a participação do atleta do clube vianense nos Jogos Olímpicos, destacando “o trabalho de uma equipa, que conta com o apoio da cidade de Viana”. “Esta é a oportunidade da vida dele: poder ir aos Jogos Olímpicos e lutar pelo título máximo, que é obter uma medalha olímpica”, assegurou.

Recorde-se que, no passado mês de setembro, o atleta do Darque Kayak Clube conseguiu vaga na prova de k1 de slalom em Tóquio 2020, num dia em que foi sétimo nos mundiais de Espanha. Em La Seu d’Urgell, Antoine Launay, que conseguiu o melhor resultado de sempre de Portugal em mundiais de slalom, ficou a 5,05 segundos do novo campeão, o checo Jiri Prskavec, que concluiu o percurso em 84,26 segundos.

A prova de k1 apurava os 18 primeiros países, sendo que o jovem atleta de 26 anos conseguiu para Portugal, o quarto posto.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.