Ao Norte representa Portugal em intercâmbio jovem

Seis associações da Bélgica, França, Itália, Alemanha, Holanda e Portugal, todas ativas nos ramos culturais e sociais, decidiram unir as suas experiências, as suas redes, capacidades e recursos para dar oportunidades ao público jovem na Europa. Estes jovens com idades entre os 18 e 25 irão participar numa “ação-investigação” que questiona a sua relação com a vida cultural, como receptores etambém agentes activos.

A vianense AO NORTE é a representante portuguesa neste projeto que arrancou as suas atividades em 2016 e está atualmente no terceiro ano. Os programas implementados no contexto deste projeto Europeu têm sido desenvolvidos em parceria com a Escola Secundária Santa Maria Maior, contado também com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Em cada ano há um tema específico. Uma dupla de países que realiza um projeto de intercâmbio cultural, enquanto os restantes complementam esse programa com workshops locais de forma ao tema ter uma exploração diversificada.

O tema do primeiro ano foi as Heranças Culturais e a representação museológica dos públicos minoritários.A dupla central foi Itália e França. No segundo ano foi a vez de Portugal e Holanda e o tema foi o Legado Colonial na Europa Contemporânea. A AO NORTE desenvolveu um programa de intercâmbio com a parceira holandesa de onde resultaram cinco documentários que foram apresentados nos Encontros de Cinema de Viana deste ano.

Os projetos do terceiro ano estão em desenvolvimento, e serão apresentados na próxima edição dos Encontros de Cinema de Viana em 2019. Entretanto, os filmes resultantes dos anos anteriores estão disponíveis na plataforma da AO NORTE – Lugar do Real.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.