Aplicação das medidas restritivas na nossa Freguesia

No âmbito das atribuições que lhe estão conferidas, a Junta de Freguesia de Lanheses tem vindo a desenvolver um atempado e útil trabalho de informação e esclarecimento com vista a informar a população da exigência do cumprimento das determinações legais, bem como dos procedimentos a seguir para prevenir a disseminação da pandemia do coronavírus e a saúde pessoal e familiar de cada um.

Assim, no que respeita ao atendimento pessoal na secretaria da Junta continua, por agora, interditado, com apenas a exceção de atender individualmente às sextas-feiras, no período entre as 10h e as 12 horas, para levantamento de documentação urgente requerida telefonicamente ou por outra via. Se necessário, a entrada será previamente preparada com a desinfeção pelos meios disponibilizados.

O contacto do atendimento é feito pelo telefone n.º 968 558 563 e pelo e-mail: [email protected]

ABERTURA DO CEMITÉRIO
Entretanto, a direção da Junta procedeu à abertura ainda condicionada ao interior do cemitério da freguesia, desde o dia 06 de maio corrente, confinada ao seguinte horário: 4.ª a sexta feira: das 10h às 16horas. Sábados e domingos: das 09h às 19horas.

Contudo, para garantir a imposição do afastamento social, só será permitida a permanência, em simultâneo, de 24 pessoas (duas por cada talhão) e com afastamento entre si de, pelo menos, dois metros. Estando também proibida a partilha de instrumentos ou utensílios de limpeza, os quais também não estão disponibilizados pela Junta. A permanência no cemitério não deverá ir além do estritamente necessário à limpeza e arranjo dos jazigos/sepulturas. Mais se recomenda que os arranjos florais venham preparados de casa. Sejam usadas luvas e máscara comunitária e que à entrada e saída do portão sejam desinfetadas as mãos usando os dispensadores de gel fixados em cada um dos lados do portão de acesso.

A Junta poderá alterar as condições da abertura alargada do cemitério caso se constate o incumprimento do zelo exigido.

Releve-se o gesto humanitário praticado pela direção da Junta de Freguesia ao mandar colocar uma coroa de flores no portão de entrada quando estava interditado o acesso de pessoas à exceção dos funerais, bem como a colocação de uma flor em cada uma das campas existentes no cemitério no Dia da Mãe.

MÁSCARAS SANITÁRIAS
A Junta de Freguesia tem vindo a distribuir, porta a porta e sem custos, máscaras sanitárias destinadas prioritariamente a pessoas debilitadas, isto é, aos mais idosos e/ou com patologias de maior risco. Uma medida prioritária bem recebida, porque, ainda não estão à venda de modo generalizado como seria normal e desejável, e quando se encontram nos locais mais previsíveis têm (ainda) preços especulativos apesar da redução do IVA a 6%.

CENTRO DE SAÚDE
O Centro de Saúde de Lanheses continua de portas fechadas para o acesso às consultas presenciais de utentes, desde há cerca de dois meses aproximadamente, isto é, na prática, a partir dos primeiros alertas oficiais emanados pelas instâncias superiores da saúde pública referentes à pandemia Covid-19.

Quem porventura necessitar de prescrição de medicação, poderá obter a receita médica acedendo ao telefone nº. 258 806 880, bem como pelo e-mail: [email protected], através do qual é também possível apresentar, para análise, exames médicos realizados.

ABERTURA CONDICIONADA
Ao abrigo das decisões governamentais, alguns estabelecimentos do comércio local que haviam decidido ou tiveram que encerrar, voltaram a abrir com observância das limitações preconizadas. Cabeleireiros, manicures, cafés, ourivesarias, confeitarias, oficinas e stands, alargaram, com as devidas cautelas, o acesso aos serviços que prestam, sendo notório o aumento de pessoas e viaturas nas imediações dos estabelecimentos referidos.

Também, desde segunda-feira, são cada cada vez mais os transeuntes e os clientes que circulam na via pública com máscaras sanitárias, o que demonstra a preocupação individual pela saúde de todos.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.