Apoio financeiro para aumentar rede de transportes públicos

O Governo vai disponibilizar nos próximos tempos uma linha de apoio financeiro para os territórios de baixa densidade aumentarem as redes de transportes públicas. Esta informação foi transmitida pelo autarca vianense hoje, dia 20 de dezembro, na reunião ordinária da Câmara, onde aprovaram a renovação do Programa de Apoio ao Regime de Tarifário (PART).

José Maria Costa contava que ontem, dia 19, o secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro, num seminário da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho anunciou a criação, pelo Governo, de uma linha de apoio para “densificar a rede” de transportes públicos. “Decidimos renovar este programa de isenção de taxas para o próximo ano e estamos a aguardar aquilo que é uma iniciativa do Governo e que ainda foi anunciado ontem pelo secretário de Estado da Mobilidade em que no próximo ano havia um reforço para os chamados territórios de baixa densidade de uma verba para permitir a chamada densificação de rede”, dizia o autarca socialista. Acrescentando que “esta é uma excelente notícia para nós, visto que vai permitir criar redes de transporte onde não tínhamos anteriormente. E desta forma, podemos aplicar uma boa medida do Governo, que é a redução do tarifário”.

Com a renovação do PART, Viana reduzirá o passe dos estudantes do secundário em 50% e os passes sociais em 40%. “Todas as pessoas que utilizem o passe social terão uma redução de 40 por cento. E há também uma redução de 50% nos passes dos alunos do ensino secundário”, esclarecia José Maria Costa.

O autarca socialista enaltecia o apoio do Governo e manifestava que “com este novo programa vamos poder estipular redes que façam sentido com apoios para as populações e criamos aqui um hábito das pessoas utilizarem o transporte público”.

No território onde o uso do transporte público é residual, José Maria Costa quer que o transporte individual seja cada vez menos utilizado. “Desta forma estamos também a dar um contributo ambiental importante para o nosso planeta. Mas acima de tudo vamos criar condições para que a vida das pessoas fique mais facilitada e que também haja uma poupança de dinheiro por parte das famílias”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.