O Município de Viana do Castelo, integrou o programa do IV SIE – Seminário de Intercâmbios de Experiências no âmbito do Turismo promovido pelo Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, realizado esta quinta-feira, em Vila Real, através da apresentação da App Viana+Acessível.
Nesta edição de 2024, centrada na temática do turismo acessível, Sara Paiva, pró-presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e coordenadora da referida App, David Verde e Tânia Silva da Equipa técnica Viana+Acessível e Co-fundadores da solução Mob2iS, deram a conhecer como surgiu este projeto, a todos os representantes dos municípios do norte de Portugal e da Galiza presentes no seminário, abordando todas as funcionalidades da App, desenvolvida numa parceria entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a qual se encontra disponível na PlayStore e na AppStore. Constitui um objetivo a curto prazo da Mob2is estabelecer parcerias com os vários municípios para que a solução possa ser alargada a todo o território nacional.
A app, que neste momento só se aplica a Viana do Castelo, destina-se a todas as pessoas com mobilidade reduzida, temporária ou permanente, e potencia o acesso a rotas adequadas à condição de cada utilizador, promovendo a sua segurança, independência e autonomia. Na aplicação, os cidadãos podem indicar a sua condição e selecionar o destino para onde se pretendem dirigir, sendo-lhes apresentado, de forma muito simples e intuitiva, o trajeto que devem seguir.
A app é alimentada por um sistema de informação geográfica da Câmara Municipal de Viana do Castelo, que possui mais de 1100 ruas classificadas em termos de adequabilidade a cada segmento, sendo este o resultado do trabalho conjunto entre a autarquia e várias instituições da cidade de Viana do Castelo que representam cada um dos segmentos considerados na aplicação.
No futuro, a solução prevê a integração com sistemas de transporte públicos para que deslocações maiores possam ser consideradas, privilegiando sempre autocarros elétricos ou veículos partilhados, face a outros meios de transporte que possam ter maior contribuição na emissão de gases poluentes. A evolução da solução Viana+Acessível contemplará ainda um dashboard de dados que, entre inúmeras outras funcionalidades, permitirá o cruzamento de dados para análise de padrões de mobilidade.