A GNR informou-nos que a Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Caminha, apreendeu, na última sexta-feira, no dia 02, 437 quilos de sardinha, Sardina Pilchardus, com o valor estimado de cerca de 2 600 euros, na Docapesca de Viana.
Nesta ação, refere, foi controlada a descarga do pescado de duas embarcações de pesca costeira licenciadas para a pesca com arte de cerco e foi intercetada e fiscalizada uma viatura pesada de mercadorias.
“Após a pesagem da carga do referido veículo, verificou-se que a quantidade de sardinha registada no documento de transporte/fatura, apresentada pelo condutor do veículo, não correspondia à quantidade de sardinha que efetivamente estava a transportar. Assim, foi apreendida a quantidade de pescado em excesso e que não estava declarada”, acrescenta.
No respetivo auto de contraordenação por “fuga à lota” as duas embarcações de pesca costeira incorrem numa infração punível com coima até 3.740 euros. Foi ainda elaborado um auto de contraordenação no âmbito do código da estrada, uma vez que o veículo pesado de mercadorias, circulava com excesso de carga.
O pescado apreendido, por se encontrar em condições para consumo humano, foi entregue na lota de Viana do Castelo para pesagem e para ser submetido ao regime de primeira venda.