Apresentação do “Verbo Amar” do padre José Martins

Foi apresentado o último livro do saudoso Pe. José Alves Martins, já falecido e filho da nossa freguesia, no passado domingo dia 24 de setembro, com o título “VERBO AMAR”, no Centro de Convívio de S. Romão de Neiva. Ao ato, estiveram presentes, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Sra. Embaixadora de Timor Leste Dra. Isabel Guterres, a Irmã Cristina Macrino, o Sr. Presidente da Junta da freguesia e todos os elementos da Junta e Assembleia, bem como uma sala cheia de muitas pessoas que quiseram, não só, juntar-se à apresentação do livro, como também à homenagem deste padre que sempre dedicou a sua vida, à causa de Timor.

 Quem foi, afinal, este missionário que deu tudo por um povo?

O padre José Alves Martins nasceu em São Romão de Neiva, a 17 de julho de 1941. No dia 07 de setembro de 1958 entrou para a Companhia de Jesus no Noviciado de Soutelo, em Braga. Em 1969, fez o primeiro ano de Teologia na Universidade Católica de Lisboa. De 1970 a 1974, estudou e licenciou-se em Teologia Espiritual na Universidade Gregoriana, em Roma. A 9 de julho de 1972 foi ordenado Sacerdote. Chegou a Timor-Leste a 23 de setembro de 1974, onde começou por ser professor e diretor espiritual no Seminário Diocesano, em Díli. A 7 de dezembro de 1975 escapou com ferimentos ligeiros, ao bombardeamento do Seminário, feito pelos militares indonésios. Reabriu o Seminário nos arredores de Díli em 1978, onde assumiu as funções de Reitor do Seminário entre 1985 e 1991. Exerceu diversos cargos a nível diocesano e dirigiu a Casa de Exercícios de Dare. Em 2000, foi nomeado Superior da Residência Loyola, em Taibessi e foi concelheiro do Bispo de Díli. Foi também Coordenador da formação permanente do Clero e presidente da Santa Casa da Misericórdia. 

Comemorou o seu 50 aniversário de vida religiosa, numa grande festa ocorrida na nossa freguesia, quando decorria o ano de 2008, onde Sua Santidade Bento XVI concede com todo o coração a desejada Bênção Apostólica ao padre José Alves Martins. 

Missionário em Timor durante quatro décadas, viveu intensamente a causa de Timor-Leste. Durante o tempo de ocupação Indonésia, a Igreja Católica e alguns missionários, de entre os quais o padre José Alves Martins, ficaram no país e a sua presença foi determinante para consolidar a causa da independência. Em sinal do seu reconhecimento, Timor-Leste agraciou-o, em 2012, com a medalha da Ordem Dom Martinho da Costa Lopes, constituindo um reconhecimento de toda a sua contribuição na Construção da Paz e Estabilidade em Timor. 

No ano de 2016, foi agraciado com a medalha de Mérito nas comemorações do 14º. ano da independência de Timor. Em título póstumo, no ano de 2022, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, atribuiu ao padre José Alves Martins o título “Cidadão de Honra”, pelos notáveis serviços de cidadania e voluntariado em prol dos mais vulneráveis, enquanto missionário Jesuíta em Timor-Leste, principalmente no conturbado período deste país. Escreveu os seguintes livros: Exercícios Espirituais de Liberdade Pessoal, Nossas Memórias de Vida em Timor, Da Cruz ao Sol Nascente, O Mistério da Realidade e este último, Verbo de Amar que foi então apresentado, tal como já referenciamos. 

Este livro era para ser apresentado pelo próprio padre Martins, na sua terra natal, mas quis o destino que isso não acontecesse, porque depois de uma operação a uma anca e ainda no hospital, contraiu o vírus da pandemia que foi fatal. 

Descansa em paz padre Martins.    

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.