Decorreu em Arcos de Valdevez a apresentação da Estratégia de Especialização Inteligente Transfronteiriça da Euroregião Galiza-Norte de Portugal (RiS3T) 2021-2027.
Nesta sessão, o Presidente da Câmara arcuense, João Manuel Esteves, afirmou “a importância do estreitar de laços entre o Norte de Portugal e a Galiza, nomeadamente na área do conhecimento e inovação para valorizar e promover a Euroregião Galiza-Norte de Portugal”.
O autarca afirmou que “é importante que a intervenção desta rede de inovação seja mais distribuída pelos territórios do interior pois será um contributo relevante para a fixação e atração de pessoas qualificadas e investimentos inovadores”.
O Fórum RIS3T reuniu diversos especialistas, investigadores e empresários nas áreas da inovação e da economia dos dois lados da fronteira.
A Estratégia de Especialização Inteligente reafirmou como áreas prioritárias de cooperação no domínio da especialização inteligente 2021-2027, o sector agroalimentar; a indústria, mobilidade e energia; os recursos e economia do mar, a saúde e bem-estar e o turismo e indústrias criativas.
Na sua intervenção, o Presidente da CCDR Norte,António Cunha, começou por dizer que Arcos de Valdevez “sabe trilhar o caminho da inovação e do desenvolvimento sustentável”. Depois, referindo-se à Estratégia de Especialização Inteligente, afirmou que “esta RIS3T contribuirá para uma maior eficácia e impacto das políticas de inovação na Euroregião e para a concretização dos objetivos das transições verde e global, bem como do reforço da competitividade e coesão deste território transfronteiriço”