Arcos de Valdevez pretende melhorar a acessibilidade dos espaços públicos

Está em concurso a empreitada “ACESSIBILIDADE 360º – MELHORIA DAS ACESSIBILIDADES NO ESPAÇO PÚBLICO | ARCOS DE VALDEVEZ”.

A intervenção compreende a frente ribeirinha da margem direita do Vez, desde a Ponte Nova até à Ponte do Toural. Com este projeto pretende-se melhorar a acessibilidade de pessoas com mobilidade condicionada.

Esta solução permite valorizar os espaços de lazer e os de atravessamento, através da elevação pontual da plataforma rodoviária, com a colocação de adequado pavimento, que lhe confere dimensão potenciadora de uma utilização diversificada e acessível, nomeadamente para múltiplos eventos e atividades lúdicas. Procurou-se privilegiar a ligação entre os principais pontos de circulação pedonal no centro da vila, intervindo nos percursos, habitualmente mais utilizados pelos habitantes, procurando regenerar, nas áreas de intervenção, as atividades económicas e sociais da população.

A candidatura “ACESSIBILIDADE 360º”, propõe-se requalificar os percursos pedonais, tanto os que fazem parte da rede viária como dos interiores. Como a acessibilidade também implica segurança, compreensão espacial e conforto para todos, propõe-se a criação de um espaço mais fluido e com ausência de barreiras arquitetónicas físicas e visuais, pelo que a distribuição de caminhos e jardins é reorganizada e dotada de equipamento e mobiliário urbano acessível. Todos os passeios serão intervencionados, alargando as zonas de circulação pedonal, criando zonas de permanência mais confortáveis, nivelando as passadeiras com os passeios e assegurando a segurança pedonal no âmbito da segurança rodoviária.

Esta obra pertence ao Projeto n.º 728 – Acessibilidades 360º – Melhoria das Acessibilidades no Espaço Público | Arcos de Valdevez, cofinanciada pelo Fundo Europeu, PRR – PROGRAMA PLANO DE RECUPERAÇÃO E RESILIÊNCIA, integrado na “Componente 3 – Respostas Sociais, Investimento RE-C03-i02: Acessibilidades 360º” e com um Investimento Elegível de 936.615,28 € e Comparticipação Comunitária de 936.615,28 €.

O principal objetivo desta Operação é o de promover da acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada no acesso e utilização do espaço público.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.