Arcos de Valdevez reforça o compromisso com a Igualdade e Não Discriminação

O Município de Arcos de Valdevez continua empenhado em promover a igualdade e combater a discriminação no concelho. Para tal, a Equipa para a Igualdade na Vida Local (EIVL) tem levado a cabo um conjunto de iniciativas por forma a fazer cumprir os objetivos do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação 2020/2024 e que incluem ações de sensibilização, implementação de políticas inclusivas e parcerias com instituições locais.

Neste sentido, ao longo do mês de outubro, mês que em se assinala o Dia Municipal pela Igualdade, o Município dinamizou diversas atividades com o objetivo de fortalecer a missão de igualdade e não discriminação. Entre as quais, destacam-se: uma ação de sensibilização sobre deficiência visual, em colaboração com a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) – Delegação de Viana do Castelo, que visou desconstruir os desafios enfrentados por pessoas com deficiência visual; o Encontro Sénior na Quinta da Malafaia, que permitiu o convívio entre pessoas idosas;  uma campanha de sensibilização de combate ao bullying intitulada “Joga e Muda o Jogo“, dirigida à comunidade escolar; uma visita inclusiva às Portas do Mezio pelos/as utentes do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez e uma caminhada inclusiva no Ecoparque do Vez que contou com a animação do Grupo de Teatro do Vez (GTV), abrangendo utentes do CACI, alunos do curso de Desposto da EPRALIMA e os Séniores + Ativos.

As referidas ações, diversas e interligadas, não apenas fomentaram a consciencialização para o tema, mas também proporcionaram uma experiência enriquecedora e inclusiva aos/às seus/suas participantes.

O Município reforça, assim, uma vez mais, o seu compromisso com a criação de uma comunidade mais inclusiva e coesa, através da participação ativa de todos/as os/cidadãos/ãs, independentemente da sua condição.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.