As festas de Nossa Senhora da Lapa decorrem de 04 a 11 de agosto. As festas maiores do concelho são um momento de celebração da nossa Cultura e da nossa Fé, com muitas iniciativas culturais, religiosas, desportivas e lúdicas.
A festa do Rio, o Cortejo Etnográfico, a Missa e Procissão, os concertos e bailes, as rugas e o fogo de artifício e muitos outros momentos, enchem de brilho e vivacidade as Festas e o concelho.
As Festas de Nossa Senhora da Lapa são já um momento de referência no panorama da vida concelhia. Nelas, são conciliadas as tradições com modernidade, com muitos eventos para todos os públicos, e, a cada ano que passa, com uma maior afluência de pessoas, arcuenses emigrantes e visitantes.
Estão todos convidados a virem, a se divertirem e a desfrutarem das Festas de Nossa Senhora da Lapa.
O programa arranca, no dia 04 de agosto com o Festival Folclórico “Terras de Valdevez”, que conta com a atuação de sete ranchos, dois dos quais de França, nomeadamente o da Alegria Portuguesa de Gironde e o da Casa dos Arcos de Paris, seguindo-se a atuação do conjunto Carlos Rodrigues.
O dia 05 é dedicado aos cantares ao desafio, com várias atuações agendadas para a noite e, no final, da Orquestra Microsom.
No dia 06 de agosto, será assinalado o dia do emigrante com um espetáculo do Ympério Show e no dia 07 terá lugar o Festival Folclórico “O Mundo a Dançar”, seguindo da atuação do conjunto Curtisom.
O dia 08 reserva o concurso agrícola e, à noite, um dos pontos altos do programa com o concerto dos The Gift, seguindo-se a atuação do Grupo Show Band. Neste dia começa pelas 00h30, o Festival Ínsua do Vez, o qual continuará até dia 11, e tem como cabeça de cartaz a artista Zanova, referenciada como a 9.ª melhor dj mundial pela ‘DJane-Mag.com’.
O cortejo etnográfico, com a participação das freguesias, e as rusgas saem à rua no dia 09. Neste dia o Grupo Alta Ligação também vai animar as festividades.
No dia 10, os bombos são uma das atrações com um momento na Praça Municipal logo pela manhã, seguido do malha-malha no largo da Lapa e o desfile de tarde. Haverá ainda a célebre “Festa do Rio” com barcos alegóricos, às 22h30 com o tema “Viagem por Portugal”.
Os momentos religiosos englobam a realização da Eucaristia em Honra de Nossa Senhora da Lapa e a Solene Procissão em Honra de Nossa Senhora da Lapa, no domingo à tarde, dois dos pontos altos das festividades que, como habitualmente, se espera que reúnam inúmeros fiéis na Igreja e Largo da Lapa.
No dia 11 à noite, as festas encerram com um concerto da Banda da Sociedade Musical de Arcos de Valdevez e do conjunto Kalhambeque.
Este ano as festas contam com a presença de 16 artesãos, 23 tascas, restaurantes e bares, 28 roulottes, 23 divertimentos e 60 expositores de roupa, bijuteria, entre outros.
As tradições religiosas, o folclore, a etnografia, o fogo-de-artifício, os espetáculos, são alguns dos ingredientes que caraterizam estas manifestações populares genuínas que resistiram ao passar do tempo, tornando-se cada vez mais apreciadas.