Armando Alves da Silva (1939/2023)

oi Técnico Superior do Centro Regional da Segurança Social de Viana do Castelo. De comportamento que se pode considerar irrepreensível, Alves da Silva, consumiu boa parte do seu tempo ao serviço de terceiros e da comunidade em geral. Discretamente, procurando passar despercebido, fazendo uso de uma postura de elevação, enquanto ativo, soube marcar presença em várias frentes de trabalho. Imediatamente a seguir à revolução do 25 de Abril de 1974, pelo seu estilo próprio de estar na sociedade, entendeu que poderia ser mais útil militando no MDP. Entretanto, pela forte intervenção que ia tendo no Movimento Sindical, passou a ter enquadramento no PCP, partido pelo qual foi várias vezes candidato, quer para a Assembleia da República, quer para o Poder Autárquico.

Contudo, foi no Movimento Sindical que Alves da Silva mais se destacou. Como dirigente sindical, para além de fazer parte de vários órgãos sociais sindicais, foi coordenador da União dos Sindicatos de Viana do Castelo – CGTP/IN e do Sindicato dos Empregados de Escritório e Comércio também de Viana, hoje com a designação de CESP. 

Era um estudioso, particularmente das questões sindicais, não admirando que se viesse a licenciar em direito, tendo exercido advocacia por algum tempo, acabando por abandonar a função, porque, como aposentado, entendia não ter necessidade de ocupar espaços que seriam de maior utilidade para outros.

A partir daí, passou a viver mais para a família e para a leitura. Era frequente vê-lo em espaços sossegados absorvido com os livros. Ainda chegou a fazer parte da direção da Deco em Viana, sendo muito apreciado pela sua astúcia em relação às questões que iam surgindo, mas bem convicto de que o seu tempo teria que ser utilizado da forma que julgava para si mais conveniente, sendo o que fez. 

Partiu numa altura em que estava definitivamente remetido a um sossego que sabia cultivar. Porém, quando solicitado, não deixava de opinar sobre as mais diversas questões que lhe colocavam. E, se necessário, não deixava de fazer o estudo atento de cada assunto em dúvida. Partiu com grandeza, deixando uma imagem do homem integro que era. Fica na nossa memória como um dos melhores promotores da cidadania.  

                                            GFM

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.