Arroz-doce é candidato

Por feliz iniciativa da Junta de Freguesia de Perre e com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Perre candidatou um dos seus pratos doces mais tradicionais – o arroz doce – ao concurso promovido a nível nacional, pela RTP. O respetivo júri recebeu 907 candidaturas, das quais escolheu 420 numa primeira fase (tendo o arroz doce de Perre sido selecionado). Depois, já numa segunda fase, foram escolhidos 140 doces que, oportunamente, irão ser votados pelo público. A lista encontra-se neste momento reduzida a sete doces por distrito.

Ora, entre estes 140 doces permanece o nosso arroz doce, que estará portanto presente na próxima fase a disputar entre julho e agosto deste ano, em 20 programas “daytime”, com emissão em direto na RTP. De cada programa sairá um pré-finalista, que passará às semi-finais.

Do concelho de Viana do Castelo estão neste momento apurados a torta, o sidónio e o arroz doce de Perre, sendo que a torta pertence à categoria “doce de território”, o sidónio ao “bolo de pastelaria”, e o arroz doce de Perre ao “doce de colher e doce à fatia”.
Trata-se, na verdade, de uma feliz iniciativa da Junta de Freguesia de Perre.

Independentemente do resultado que consiga obter esta candidatura, e sendo certo que já ultrapassou dois importantes obstáculos, nunca é demais trazer a público a nossa riqueza cultural, neste caso no âmbito da gastronomia. No caso específico do arroz doce – que já teve lugar no cartaz/tema da nossa Festa e já viu organizado um “festival” em sua honra, também por iniciativa da Junta de Freguesia -, todos sabemos do seu importante papel na gastronomia de Perre, apresentando-se como um prato doce insubstituível nas mesas das nossas casas, mormente quando se trata de específicos festejos ou acontecimentos.

Falecimentos
No dia 01 de maio, faleceu a Sra. Maria Manuela Vieito Araújo, com 59 anos de idade, natural desta freguesia e residente no Caminho do Carvalhosa, desta freguesia; no dia 03, faleceu a Sra. Almerinda Martins Gigante Salgado, com 50 anos de idade, natural da freguesia de Perre e atualmente residente em Rascoia, Avelar, Ansião (Leiria); no dia 05, faleceu o Sr. José Manuel de Sousa Ferreira, com 62 anos de idade, que nasceu em Viana do Castelo, freguesia de Sta. Maria Maior, e residente no Caminho da Fonte, nesta freguesia.

No dia 09 de maio, faleceu a Sra. Adília Teixeira Gonçalves, com 91 anos de idade, natural desta freguesia e residente no Caminho do Avelino, em Perre. No mesmo dia, faleceu a Sra. Rosa Ventura da Costa, com 89 anos de idade, natural de Portuzelo e residente na rua de Samonde, Sta. Marta de Portuzelo. Foram ambas sepultadas no cemitério da freguesia de Perre.

Às famílias enlutadas, apresentamos sentidas condolências.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.