Arsénio Silva é ‘Cidadão de Mérito’

Tido como ‘Cidadão de Mérito’ pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, na recente gala de celebração do 174.º aniversário da elevação de Viana a cidade, Arsénio Silva, na verdade, já o era, bem antes de proclamado “pelos relevantes serviços prestados ao desporto, enquanto dirigente desportivo”.

Homem cujo nome se confunde com o da Associação Desportiva Darquense, instituição que fundou, pela qual pugna e que um dia o distinguiu como ‘Sócio de Mérito’, impulsionou o surgimento, nas instalações daquela coletividade, do Museu Maria Irene Araújo Rego, assim designado em memória e homenagem à mulher e esposa de uma vida. As recordações acumulam-se, a partir de tal espaço, compilados os mais variados registos históricos, dos escritos aos fotográficos, passando pelos troféus, galardões e medalhas de tantos dos que já serviram a ADD. Muito do que por lá se vir e admirar, sobretudo se imagens ou recortes que se julgariam caídos em esquecimento, representará parte de um espólio salvaguardado por determinação, método e paixão de um homem que é, também, um verdadeiro colecionador de lembranças. 

Outrora presidente da Comissão Administrativa e da Comissão Instaladora da entidade desportiva a que sempre se dedicou, dela o Sr. Arsénio é o seu sócio n.º 1. Dinâmico e proativo, não deixa de desenvolver ideias que acabam concretizadas. Em dezembro de 2019, com afinco, imaginou, propôs e organizou exposição que celebrou a curta, mas já muito titulada carreira do canoísta Sérgio Maciel, logrando a mobilização de instituições, meios de informação e locais. 

À semelhança de tal projeto, outros erguer-se-ão, não se duvide, pois, sendo um entusiasta do passado, Sr. Arsénio preserva presente e futuro.

Centro de Estudo Sem Negas 

comemora aniversário

Desde 2008 instalado junto à antiga farmácia de Darque, o Atelier de Estudo Sem Negas celebrou, no recente dia 08 de março, o seu 14.º aniversário. 

Nascido, criado e desenvolvido a partir do sonho de Alexandra Correia, o espaço é, atualmente, por tantos conhecido e referenciado, mantendo, desde o seu começo, parceria com várias entidades locais, como a Associação Desportiva Darquense, o Darque Kayak Clube, a Escola de Música Amadeus, entre outras. 

Professora que diz adorar o que faz, Alexandra Correia é, até hoje, a responsável pelo Atelier. Procurando priorizar o sucesso e o bem-estar de todos os alunos, orgulha-se de manter contacto com muitos dos que pelo Centro de Estudo passam, estejam eles integrados no Ensino Superior ou inseridos, mesmo, no mercado de trabalho.

Na procura da excelência, mas também da adaptação constante às novas circunstâncias, necessidades e realidades dos alunos que o frequentam, o Sem Negas proporciona, com elevada taxa de aproveitamento, além das sessões de apoio ao estudo, em tempo de aulas, a realização de atividades de Ocupação de Tempos Livres, durante as pausas escolares e férias de verão. 

Recordado o papel que o projeto tem detido, Alexandra Correia não esquece nesta data, todos os encarregados de educação, agradecendo aos que acreditaram e continuam a acreditar nos serviços do Atelier, muitos deles confiando, até, mais do que um educando. A responsável lembra, ainda, os que, ao longo dos anos, colaboraram com a entidade, manifestando um agradecimento especial às professoras que constituem a atual equipa.

Em jeito de mensagem final, a representante é clara relativamente ao que projeta: “Que o sonho continue e que outros surjam!”.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.