As ligações do padre João Cunha Viana a esta terra

Faleceu a 26 de março de 2019, em Santa Leocádia de Geraz do Lima, a freguesia que paroquiava, tendo sido sepultado no dia seguinte no cemitério paroquial após exéquias fúnebres presidida pelo Bispo da Diocese, D. Anacleto Oliveira, acolitado por cerca de uma centena de sacerdotes.

O padre João nasceu na freguesia vizinha de Cardielos no dia 02 de junho de 1928. Filho de José Martins da Cunha viana e de Rosa Gonçalves da Costa.

Após a instrução primária ingressou em 1939 no seminário de Nossa Senhora da Conceição, em Braga, onde concluiu os estudos preparatórios. Transitou para o seminário conciliar, frequentando e concluindo aí os cursos de filosofia e teologia.

Ordenado sacerdote a 08 de julho de 1951, na Sé Catedral de Braga, por D. António Bento Martins Júnior, foi nomeado pároco de Infesta, Paredes de Coura, a 30 de agosto do mesmo ano.

Em 25 de agosto de 1958 foi transferido a seu pedido para a freguesia de Santa Leocádia de Geraz do Lima, que pastoreou até à data da sua morte. Portanto durante 61 anos, o que é deveras invulgar.

Foi sacerdote zeloso, professor do ensino secundário, lecionou português, estudos sociais e educação musical.

As escolas foram: Externato das Neves, na preparatório de Ponte de Lima e na Pintor José de Brito, Santa Marta de Portuzelo.

Foi também historiador, escritor como paleógrafo, músico e um grande entusiasta da arqueologia e da preserevação do património.

Destacamos a iniciativa da restauração e ampliação da milenar igreja paroquial, cujas obras foram por si orientadas. Publicou várias obras entre as quais salientamos “Monografia de Cardielos“; “Monografia de Santa Leocádia de Geraz do Lima“; “Crónica Milenar“ e muitos interessantes artigos em várias revistas e jornais.

Reconhecido pela sua fé, pelo seu rigor e pelo respeito que transmitia, o padre João para além destes atributos, era um homem dotado de grandes capacidades intelectuais, deixando um legado importante para as gerações futuras.

Era irmão do meu tio Manuel Cunha Viana, que foi comerciante durante décadas em Serreleis, no café na estrada 202 e também morador, tal como a sua irmã Januária Cunha Viana. Não menos importante, este pormenor de o nosso antigo reitor Cândido Castilho ser seu primo direto e também primo de um outro reitor, Monsenhor Joaquim Vilar (todos já falecidos).

Deixa várias memórias. Era acima de tudo um nosso amigo e vizinho.

Na foto, apresentam-se vários ilustres, a começar pelo Monsenhor Daniel Machado, o padre João Cunha Viana, o reitor padre Torre, o reitor Castilho, o Monsenhor António Cachadinha, e outros familiares e amigos.

Festa S. Pedro e S. Paulo
É já neste fim de semana que decorre a festa em honra a São Pedro e São Paulo.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.