“As palavras que nos unem” com os lares de Viana

No dia 27 de outubro, a Biblioteca Municipal foi palco de um dia de partilha e convívio. Entre desafios, músicas e sorrisos, 50 utentes dos lares da cidade de Viana do Castelo (Lar de Santa Teresa, Lar da Piedade, Lar da Caridade, Lar de São Tiago e a Associação de Reformados) tiveram um dia dedicado às palavras. 

A sessão começou com uma atividade orientada por alunas da licenciatura em Educação Social Gerontologia, da ESE – IPVC, que desafiaram os idosos a fazer “o que eu digo”. Raquel Gonçalves, professora da licenciatura, orientou o primeiro exercício e afirma que no desafio “nós tentamos demostrar a importância da articulação e da coerência daquilo que dissemos com as nossas ações”. 

Ao longo da atividade, o público também ajudou, neste caso antigas alunas da licenciatura que estão a estagiar ou a trabalhar nos lares, acabando por criar “uma proximidade, uma ligação, e mais conexão. Como são pessoas que conhecem para eles é ótimo, e aderem mais rapidamente à atividade”, afirma a docente. 

O Grupo Sénior + da Escola Secundária de Monserrate também participou e brindou os utentes dos lares com “palavras”. Com a leitura da lenda do “Senhor de Matosinhos” e ainda um espetáculo de canto com as músicas “Ó Senhor de Matosinhos” e “Havemos de ir a Viana”, alegrando os utentes dos lares. 

Marieta Cerqueira, animadora sociocultural do Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo, confessa que estas iniciativas são “fundamentais depois do período que passamos. Ter a oportunidade de voltar a trazer afeto, carinho, ternura e tudo o que esteja ligado ao plano emocional é um bom início. Temos que abraçar tudo isto e dar-lhes o melhor”.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.