A última semana e meia de existência darquense trouxe novas circunstâncias, diferentes pontos de interesse, informações, novidades. Umas mais expectáveis e previsíveis, outras inesperadas ou indesejadas, certo é que da freguesia continuam a surgir matérias de relevo.
Fale-se, a título de exemplo, do que figuras e entidades desportivas da vila lograram e promoveram, iniciando por Sérgio Maciel e pelos feitos recentes. No espaço de uma semana, o atleta do Viana Garças Clube não fez por menos: venceu e arrecadou medalhas, recebeu distinções e, por fim, acabou convocado para nova experiência internacional, por parte da Federação Portuguesa de Canoagem. Mas vamos, cronologicamente, por partes.
A 07 de maio, na 39.ª Maratona Internacional de Crestuma – Taça de Portugal de Maratona 2022, ‘Serginho’ conseguiu o mais alto lugar do pódio, na categoria de C1 Sénior. No fim de semana seguinte, foi tempo de vencer, na mesma especialidade, o Campeonato Regional de Maratona Norte, disputado em Melres. Pelo meio, já o darquense havia sido distinguido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, em plena Gala do Desporto local (que distingue os que, no distrito, mais se destacam na componente desportiva), pelos títulos internacionais arrecadados no último ano e recebido convocatória da Federação Portuguesa de Canoagem, para que nos dias 28 e 29 de maio defenda a causa nacional na Taça do Mundo de Maratona, que acontecerá em Praga, na República Checa. Acrescente-se que o próprio Viana Garças Clube, clube de Sérgio Maciel, recebeu honras de reconhecimento na já citada Gala do Desporto, precisamente por contar, nos seus quadros, com atletas campeões nacionais.
Do evento resultaram também louvores para o Darque Kayak Clube. E que louvores! Distinguido por ter atingido o estatuto de campeão nacional e por acolher, nas fileiras, incontáveis atletas com o mesmo estatuto, o emblema local foi considerado com um dos mais importantes galardões da VI Gala do Desporto, já que foi eleito ‘Associação Desportiva/Clube do Ano’. Ainda a respeito das conquistas da instituição presidida por José Américo Vieira de Castro, note-se o destaque a que é remetido pela Federação Portuguesa de Canoagem, justificado pela vitória arrancada, no último fim de semana, na primeira das três provas do Campeonato Nacional de Slalom.
Ainda no desporto, escreva-se acerca da Associação Desportiva Darquense, concretamente sobre um desfecho que se antevia: a descida de divisão do plantel sénior. A sequência de resultados composta pela derrota clara diante da AD Campos, por 3 a 0, à 16.ª e antepenúltima jornada, assim como o desaire d’ “Os Limianos”, no “seu” Campeonato de Portugal, acertaram o cenário de despromoção, “empurrando” o ADD rumo a um destino que pareceu traçado desde há algum tempo. O domingo mais recente reforçou a adversidade, mercê de nova derrota pesada, agora frente ao Ancorense, por 4 a 1.
Sensações totalmente dispares resultam do trabalho desenvolvido pelas camadas mais jovens do clube. Atente-se ao escalão de Juvenis, que segue invicto na Fase que apura os conjuntos que sobem à 1.ª Divisão Distrital. Areosense, Barroselas B, Ponte da Barca ou Vianense B sucumbiram ao poderio dos adolescentes de Darque, sendo que o último oponente citado será também o próximo. A jornada que se segue disputar-se-á em Viana, na manhã do próximo dia 22/05.