Assembleia da União de Freguesias aprovou contas

Reuniu no passado dia 23 de abril, pelas 21h, em Sessão Ordinária, a Assembleia de Freguesia, da União de Freguesias de (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela, no polo de Monserrate, na Alameda João Alves Cerqueira.

Saudação ao 25 de Abril
No período de antes da ordem do dia foi apresentada e aprovada, por unanimidade, uma Moção de Saudação ao 47.º aniversário do 25 de abril de 1974, na qual é feita uma síntese das vitórias consagradas, com as conquistas de Abril.

Outras Moções
Foi apresentada pelos eleitos do PSD e aprovada com duas abstenções, uma Moção na qual é manifestada a urgência na colocação de “Terminais Multibanco” na área de Monserrate, nomeadamente no local onde um outro foi retirado, tendo a este respeito o presidente da União de Freguesias informado a Assembleia, que já está concluído o processo com a instituição bancária, faltando apenas a autorização do condomínio do edifício, para que seja colocada.
Foi apresentada, pelos eleitos do PSD e aprovada, por unanimidade, uma Moção, na qual é solicitada a colocação de papeleiras no arruamento de ligação do Largo de S. Domingos e a Avenida Campo do Castelo, cujas obras de Requalificação já terminaram, mandatando o Executivo para que proceda a uma avaliação dessa necessidade na área de Monserrate.

Votos de Pesar
Foram aprovados, por unanimidade, votos de pesar pelo falecimento de Alfredo Fernandes Vieira Pinto (capitão do Exército aposentado) a 21 de janeiro, que foi presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior e um voto de pesar pelo falecimento, a 24 de fevereiro, de Domingos José Rodrigues Soares Bastos, irmão de António Basto, secretário do Executivo.

Ligação rua Henrique Lopes à Avenida Mateus Carvalhido
Foi abordada pela Assembleia a necessidade da urgente concretização da ligação da rua Henrique Lopes à Rotunda (intermédia) da rua Mateus Carvalhido, que muito viria aliviar o trânsito automóvel no tecido urbano da Meadela, particularmente em horas de ponta.

Parque da cidade
Foi manifestada pela Assembleia a congratulação pela prevista abertura para junho, do Parque da Cidade, essa que foi uma abordagem feita várias vezes, pela Assembleia de Freguesia.
Convento de S. Francisco
Sobre este assunto que está na ordem do dia na Comunicação Social, o presidente da União de Freguesia José Ramos referiu que foram ditas coisas à Imprensa, sem que ele fosse informado sobre as diligências do IPVC (proprietário do Convento) e do Grupo de Historiadores, do estado de degradação a que chegou o Convento, informando que a autarquia foi pioneira a dinamizar para ser encontrada uma solução para estancar a degradação do convento.

Águas do Alto Minho
Sobre este tema foi sugerido que o Executivo da União de Freguesia, tomasse uma posição no sentido de que fosse melhorado o funcionamento da empresa. O presidente da autarquia informou não lhe caber envolver-se nesse assunto, dado que não faz parte das suas atribuições.

Feira da Meadela
No período da Ordem de Trabalhos, sobre as alterações ao regulamento da Feira da Meadela, em consequência da sua próxima mudança de local, o presidente informou a Assembleia de que o regulamento já foi publicado em Diário da República e que estão em curso obras de melhoria das casas de banho, agradecendo ao Centro Cultural da Meadela, que cedeu o espaço ao Gabinete Técnico Municipal e ainda pela colaboração prestada na reorganização da feira. O regulamento foi aprovado com três abstenções.
O presidente da autarquia, uma vez aprovado o regulamento e depois de concluídas as obras da casa de banho em curso que vão servir a feira, informou que a feira mudará para o local onde nasceu a “Praça Linha do Vale do Lima”, até final de maio.

Conta de Gerência do ano 2020
A oposição questionou o presidente da autarquia sobre a baixa taxa de execução do Plano de Atividades 2020, tendo o presidente Ramos respondido que isso foi reflexo de, em parte, o Plano ter sido executado em tempo de pandemia, com os constrangimentos que todos conhecemos. O Plano foi aprovado com 15 votos a favor, três votos contra e uma abstenção.
Os restantes pontos mereceram a aprovação por unanimidade dos eleitos da Assembleia de Freguesia.

UNIDADE DE SAÚDE FAMILIAR
Foi com regozijo que a Meadela recebeu a notícia proveniente da Câmara Municipal e publicada na comunicação social de que a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, em sessão extraordinária, a abertura do concurso, para a construção da Unidade de Saúde Familiar (USF) da Freguesia da Meadela.
Segundo as notícias, nessa reunião foram aprovados o projeto, caderno de encargos e a abertura do concurso da obra cujo montante da empreitada é de 2,276 milhões de euros.
O Executivo Municipal informou que esta obra há muito desejada e de extrema necessidade para a freguesia, deverá começar a ser construída no próximo mês de setembro e tem o prazo de execução de 360 dias.
A USF da Meadela nasce ao abrigo de um protocolo entre a autarquia e a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), assinado em dezembro passado, ficando a ULSAM responsável pela elaboração do projeto e a Câmara Municipal pela execução da empreitada, cujo investimento será candidatado a fundos comunitários, assumindo o município a componente nacional e os arranjos exteriores. Estes e outros detalhes técnicos já foram publicados no “A Aurora do Lima”, da semana passada.
Neste trabalho importa realçar a presente deliberação, por unanimidade, do executivo Municipal, para a concretização desta tão importante e necessária obra na prestação de Cuidados Primários de Saúde, em estudo pelo menos há duas décadas, reconhecendo-se, no entanto, tratar-se de processos complexos que, além das verbas envolvidas, implicam também negociações para constituir parcerias.
De realçar ainda a sua excelente localização na nova centralidade da freguesia da Meadela, em que se tornou a Praça Linha do Vale do Lima, onde será construída, em terreno expropriado há tempos atrás pela Câmara Municipal por Utilidade Pública, mas para onde sempre foi apontada e aprovada a sua localização em terrenos designados de “serviços propostos” no PUC (Plano de Urbanização da Cidade).
O Município considera a Unidade de Saúde Familiar da Meadela, como uma obra absolutamente estruturante e indispensável à rede de equipamentos de saúde no concelho, a que acresce o facto de atualmente os cuidados de saúde na Meadela, serem prestados num espaço cedido pela Casa do Povo, sem acesso facilitado a cidadãos com deficiência motora.
Não podemos deixar de saudar a Câmara Municipal e todas as entidades envolvidas no processo, pela decisão em avançar para a concretização deste que será um estabelecimento de saúde modelar, que honrará os seus promotores e a Meadela e Viana do Castelo.

COMISSÃO DE FESTAS
Reúne hoje, dia 06 (quinta-feira), pelas 21h30, a Assembleia Geral da Comissão de Festas da Meadela, em honra de Santa Cristina e para que possam ser cumpridas todas as regras recomendadas pela DGS. A reunião terá lugar no Centro Paroquial (sala interior – 2.º piso).
A reunião visa essencialmente a apresentação pela Direção da Comissão do programa provisório, possível, para as Festas 2021 que será colocado a debate na Assembleia.
O programa será naturalmente limitado face à incerteza da pandemia, e trata-se de um programa que vem na sequência do levado a cabo em 2020, mas que, tendo em conta o atual abrandamento do estado da pandemia, vai procurar ter um ar de festa exterior, mantendo, no entanto, toda a centralidade na parte religiosa, que continuará a ser predominante.

FALECIMENTOS
Março
Dia 25 – José Augusto da Cunha Borlido, de 63 anos de idade, residente na rua da Tábua, Meadela.
Dia 29 – Maria das Dores Gonçalves Rodrigues, de 89 anos de idade, residente na rua da Igreja, Meadela.
Dia 31 – Adriano Fernandes Mesquita, de 86 anos de idade, residente no Largo Catarina Eufémia, São Julião do Tojal.
Abril
Dia 04 – José Rosa Paulo, de 78 anos de idade, residente na rua da Liberdade, Meadela.
Dia 05- José da Costa Rodrigues Chousa, de 87 anos de idade, residente no Lar de S. Tiago, Praça General Barbosa, Viana do Castelo.
Dia 09 – Alfredo Marques Gonçalves Coelho, de 81 anos de idade, residente na rua da Veiga, Meadela.
Dia 14 – José Parente da Costa, de 86 anos de idade, residente na rua da Liberdade, Meadela.
Dia 18 – Adelina Batista Bandeira Cruz, de 89 anos de idade, residente na rua João Paulo II, Meadela.
Às famílias enlutadas apresentamos sentidas condolências. Paz às suas Almas.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.