Assembleia de freguesia

Foi na noite de 28 de abril, que a sede da Junta de Freguesia acolheu nova sessão ordinária da Assembleia de Freguesia, iniciativa preparada para a discussão de uma “ordem do dia” que perspetivava o seguinte alinhamento: a aprovação da ata da reunião anterior, a apresentação do relatório trimestral do presidente da Junta de Freguesia, discussão e votação da prestação das contas correspondentes ao ano de 2021, avaliação do inventário da freguesia, apreciação e votação da primeira alteração modificativa ao Orçamento e Plano do ano de 2022 e, por fim, o acompanhamento e fiscalização da atividade do atual executivo de Junta no que toca ao “estudo prévio/projeto” do viaduto do cemitério, atento parecer emitido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo. 

Coadjuvado pela primeira secretária, Susana Oliveira (PS), bem como pela segunda secretária, Ana Rita Cruz (CDU), António Fernando Coelho (PSD) voltou a presidir a uma sessão que, para além dos nomes citados, contou com cinco elementos da CDU, quatro membros do PS e uma eleita do PSD. Foram, precisamente, tais eleitos que começaram por, em pleno “período de antes da ordem do dia”, discutir e votar três moções e um voto de pesar pelas vítimas da Ucrânia (iniciativa da CDU). Todas as propostas agora descritas mereceram aprovação, embora apenas duas das moções – lançadas, cada uma delas e de forma ordenada, por PS e CDU, respetivamente -, tenham gerado unanimidade.  

Fale-se em unanimidade, e aborde-se o primeiro assunto da “ordem do dia”, a ata da reunião anterior, aprovada por todos os elementos presentes que, tendo estado na dita sessão, marcaram também presença na assembleia da passada quinta-feira. De seguida, e assim que resumidas, por parte de Augusto Silva, algumas das atividades desenvolvidas na freguesia, no âmbito do relatório trimestral apresentado pelo Presidente de Junta, votaram-se duas outras temáticas: a prestação de contas do ano de 2021 e a primeira alteração modificativa ao Orçamento e Plano do ano de 2022. Não obstante os cinco votos contra do PS e as duas abstenções do PSD, as contas de 2021 mereceram aprovação mercê dos seis votos favoráveis proferidos pelos elementos da CDU; quanto ao 5.º ponto em discussão, foi o mesmo aprovado por via de sete votos favoráveis resultantes dos elementos da CDU e de um do PSD. Por sua vez, eleitos do PS e outro do PSD geraram seis abstenções. 

A terminar, nota para Joaquim Perre, que acabou por reportar à Assembleia de Freguesia o parecer da Câmara Municipal de Viana do Castelo acerca do “estudo prévio/projeto” do viaduto do cemitério apresentado pela Junta de Freguesia, que se concluiu como inviável.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.