Assembleia de Freguesia abordou a questão dos transportes

Reuniu, recentemente, a Assembleia de freguesia, na sessão referente ao mês de abril.
No período Antes da Ordem do Dia, Albino Pires questionou sobre os transportes públicos, referindo que a freguesia está, de momento, melhor servida, graças aos novos horários dos comboios, com mais paragens na freguesia. Enalteceu os melhoramentos que a junta efetuou, junto dos viadutos de Empostalha, ganhando assim um novo espaço verde e de estacionamento. Perguntou ainda à Junta de Freguesia sobre a situação do posto médico de Afife.

O presidente da junta, Arlindo Sobral referiu que a freguesia está agora melhor servida em meios ferroviários e lembrou que a junta tem feito várias diligências com a Câmara Municipal, no sentido de os transportes urbanos, poderem servir a freguesia, pois há uma abertura nesse sentido. A nova lei permite o alargamento desse serviço. Quanto ao posto médico, referiu que tem havido um empenhamento da autarquia vianense em abrir os postos de saúde, no caso de Afife, a Junta, a Casa do Povo e a Câmara vão financiar algumas obras no edifício da Casa do Povo, para que seja feita a abertura de mais uma porta para o exterior, para que haja, uma entrada e uma saída. Assim como, alteração na receção, entre outros.

No entanto, Arlindo Sobral deixou claro, que esta será uma situação transitória, uma vez que está previsto a construção do centro de saúde do litoral, que vai servir as freguesias de Areosa, Carreço e Afife, não se sabendo o local onde será construído, mas que deverá acontecer durante os próximos quatro anos.

Foi ainda apresentado o rol de atividades da junta, onde se destaca a requalificação do adro da igreja, a construção de mais um troço de passeio, na face da estrada Pedro Homem de Mello, lado norte, conclusão do parque de estacionamento de Empostalha, a adjudicação da obra envolvente à Casa Mortuária, entre outros.

COMEMORAÇÕES
Foi ainda enaltecido, o facto de o 25 de abril ter sido comemorado com uma sessão da Assembleia Municipal no Casino Afifense e terem sido inaugurados os melhoramentos efetuados naquele espaço.

No período aberto ao público, um morador questionou a junta em relação às Águas do Alto Minho (AdAM), assim como também foi chamada a atenção para o facto dos madeireiros, efetuarem o corte de madeiras e depois não limparem, o que constitui, um autêntico barril de pólvora, em caso de incêndio florestal.

Foi ainda alertada a situação que se verifica na freguesia com a linha de fibra ótica, onde os fios estão desprendidos dos postes, chegando ao chão, criando assim uma má imagem na freguesia.

BANDEIRA AZUL
O facto de ter havido um ato de vandalismo, que destruiu a porta dos sanitários do bar do Monte de Santo António foi ainda alertado, bem como enaltecido o facto de Afife voltar a içar duas bandeiras azuis, referindo-se que estes dois galardões, sabem a pouco, porque a freguesia já teve três bandeiras e só não iça a terceira, na Ínsua, porque as obras previstas no Polis do Litoral ainda não saíram do papel.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.