Assembleia de freguesia aprova orçamento

Reuniu, no passado dia 13 de dezembro, na sede da União de Freguesias, em Santa Maria Maior, a Assembleia de Freguesia, com vários pontos na Ordem de Trabalhos, em que se destaca a discussão e votação das Grandes Opções do Plano e a Tabelas e Taxas.

Antes da Ordem do dia foram afloradas várias questões, pelos representantes das forças partidárias representadas na Assembleia de Freguesia.

Neste período, o presidente foi questionado sobre se as obras em curso na Praça da Linha Vale do Lima e Bairro Social da Meadela contemplavam os requisitos necessários para a mudança da feira semanal para aquele espaço, de acordo com a decisão tomada pela Assembleia de Freguesia. O presidente disse que as obras estão em curso e que as mesmas tem sido prejudicadas pelo tempo chuvoso que se tem feito sentir.
O presidente foi igualmente interpelado sobre a evolução da tão propalada “Extensão Saúde Familiar da Meadela” prevista para a Praça da Linha do Vale do Lima, a construir em terreno já aprovado, pela Direção Geral de Saúde Norte, mas ainda não adquirido pela Câmara Municipal. O mesmo informou que o processo estará em equação pela Câmara Municipal.

Na sequência da intervenção em curso, pela autarquia, no cimo da rua da Bela Vista, na Meadela, foi colocada a questão da ligação daquele arruamento à rua da Pedreira, sendo este um projeto que já em tempos equacionado pela autarquia. O presidente informou que vai analisar a questão, mas que por agora não está prevista essa obra.

Também a nova rotunda de S. Vicente mereceu reparo por parte da Assembleia, que não discutindo a qualidade da obra executada, coloca em causa o estrangulamento de trânsito a quem ali circula, dado existir só uma via que no acesso à Meadela, «com derivação para as superfícies comerciais» e para quem se dirige para o «centro da cidade ou para o Hospital Particular». Considerando que aqui duas vias resolveriam parte dos estrangulamento do trânsito.

O estado de degradação da “Quinta de S. Francisco” mereceu mais uma vez a interpelação da Assembleia, para saber das diligências da autarquia junto do IPVC «proprietária do imóvel» e qual o seguimento para travar a degradação; tendo sido informado de que o processo está em estudo.

Foram aprovados por unanimidade, dois votos de pesar, pelo falecimento de Custódia Enes Gonçalves Lima, mãe do presidente José Ramos e pelo de José Enes Gonçalves Natário, dinâmico empresário, entusiasta pelo Hóquei em Patins, fundador da Escola Desportiva de Viana, de entre outras atividades.
Na Ordem do dia o destaque vai para a aprovação das “Grandes Opções do Plano e Orçamento” «por maioria» que prevê uma Despesa/Receita de 1.178.578,66€ (um milhão cento e setenta e oito mil, quinhentos e setenta e oito euros e sessenta e seis centavos).
A manutenção da tabela do sistema de taxas em vigor na autarquia foi aprovada por unanimidade.
LAVRADEIRAS DA MEADELA
O Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela realizou no passado dia 21 de dezembro a sua tradicional “ceia de Natal”, com a presença dos elementos do G.F.L.M. e sua Escola de Folclore, famílias e outros convidados.
Com o objetivo de proporcionar um alegre convívio entre todos os elementos do Grupo e suas famílias, foi uma noite de alegria e boa disposição, onde não faltou a representação «nos intervalos do repasto» de vários sketches de teatro e canções, alusivos à “Quadra Natalícia”, num entrosamento de gerações, onde predominaram os elementos mais jovens da Escola de Folclore, que proporcionaram a todos os presente «novos e mais velhos» momentos de muita alegria e diversão.

Como vem sendo habitual, no momento próprio não faltou a projeção de um vídeo, momentos «uns mais sérios e outros mais divertidos» gravados com elementos do Grupo, que também eles proporcionaram momento de boa disposição; contribuindo para um verdadeiro espírito de amizade entre todos.

A finalizar esta ceia/convívio de Natal do G.F.L.M. realizou-se a tradicional troca de prendinhas, que pretende ser mais um momento divertido entre todos os participantes.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.