Assembleia de Freguesia aprovou as contas de gerência

Reuniu no passado dia 12 de abril, pelas 21h30m, em sessão ordinária, a Assembleia de Freguesia, da União de Freguesias de (Santa Maria Maior, Monserrate) e Meadela, no Polo de Monserrate, na Alameda João Alves Cerqueira.

No período de antes da ordem do dia, foi apresentado e aprovado por unanimidade um “Voto de Saudação ao 25 de Abril”.

Foi chamada a atenção para o estado do caótico de estacionamento que dificulta a circulação na rua Góis Pinto e também na rua do Loureiro, sendo referido o insuficiente policiamento, para corrigir esta situação.

O presidente da autarquia, José Ramos, foi questionado sobre o andamento do processo da mudança da feira da Meadela para o seu primitivo local, a Praça Linha do vale do Lima.
Em resposta, deu conhecimento de uma reunião tida na Câmara Municipal, onde foi abordado esse assunto com o presidente Engº José Maria Costa, que informou, a deliberação da Assembleia da União de Freguesias, vai ser respeitada.

Foi solicitado ao presidente, informação sobre os contactos com o IPVC proprietário do convento de S. Francisco desde março de 1999, a fim de ser possível a classificação do imóvel, tendo informado a Assembleia que o IPVC informou que, na devida altura fez o pedido de classificação do imóvel que veio a ser arquivado, estando em curso o pedido de reabertura do processo de classificação.

O Grupo do PSD apresentou uma proposta, que foi aprovada com cinco abstenções, sobre o «sapal da Meadela», onde se refere que este está sem aproveitamento e que pode ser valorizado. A esta questão o presidente da autarquia referiu que o vereador do Ambiente, Dr. Ricardo Carvalhido, o informou estar sensível a estas áreas e que tem já o assunto em equação.

No período da Ordem do Dia, o ponto três «Apreciação e votação das contas de gerência do ano 2018» foi o que mereceu maior debate, sem que no entanto as contas fossem colocadas em causa por nenhum dos representantes das forças políticas representadas na Assembleia de Freguesia, que aprovaram as contas por maioria, com quatro votos contra.

A Assembleia deliberou não aceitar, «nos termos da Lei», as novas competências; rejeitando por maioria, com quatro votos contra, a descentralização de competências «loja do Cidadão» para efeitos do orçamento de 2020, por ser considerado não trazer quaisquer mais-valias para as populações, dado que apenas viria acrescentar encargos para a autarquia.

No ponto oito da Agenda, o presidente José Ramos, foi questionado sobre as razões que levaram à mudança de local da estátua de Amadeu Costa, tendo informado a Assembleia, que o facto se deveu, apenas para dar maior visibilidade à estátua.

No período de intervenção ao Publico, foi lembrada a necessidade de instalar iluminação pública da rua da Linha na Meadela; no troço, entre a rua das Carvalheiras e a rua da Liberdade, sendo também manifestada a necessidade de se concretizar a continuação (pequena distância) da Rua da Linha «rua da Ventela» (por detrás da Meadela Peças) ao viaduto da A28 «rua das Caramonas».

Foi assinalado o início das obras de requalificação do Edifício da Junta de Freguesia da Meadela (em curso), que vão facilitar o acesso a pessoas com deficiências motoras e idosos e ainda melhorar o atendimento em geral; tendo o presidente da autarquia, José Ramos, informado que o Banco Millennium BCP se disponibilizou, para instalar na Junta de Freguesia, uma caixa multibanco, que será integrada nas obras em curso.

Celebrações pascais

Devido à chuva, a Bênção dos Ramos não se realizou no local habitual, nem se realizou a Procissão pelas ruas da freguesia, sendo todas as cerimónias realizadas na igreja Paroquial.
As cerimónias tiveram início às 10h15 com a Procissão de entrada e como é habitual, fizeram parte várias figuras Bíblicas e duas Mordomas do Grupo Folclórico das Lavradeiras, muitas crianças da Catequese e jovens, com ramos de oliveira e os tradicionais palmitos.
As celebrações foram presididas nosso pároco Monsenhor Vilar e incluíram as leituras próprias e proclamação do Evangelho, a que se seguiu Bênção dos Ramos.
Seguiu-se a Eucaristia de Domingo de Ramos, com a narração do “Evangelho da Paixão do Senhor”.

ENCERRAMENTO DA VISITA
Apesar da chuva, que caiu a partir das 16 horas da segunda-feira, enquanto decorreria a visita Pascal, muita gente dirigiu-se para o adro da igreja Paroquial para receber as Cruzes e assistir ao encerramento da Páscoa 2019.
Terminada a Visita Pascal, pelas 19 horas, no lugar da Cova foi organizado o cortejo com os grupos da Visita Pascal, dessa tarde, acompanhados pelo nosso pároco, Monsenhor Vilar.
Devido à chuva, não se incorporou no cortejo «como é habitual» a Fanfarra dos Escuteiro da Meadela.
Tal como há 36 anos em que a visita Pascal na Meadela, passou a ser feita exclusivamente por leigos, estiveram envolvidos cerca de 200 leigos, predominantemente jovens, que vem correspondendo ao apelo do Pároco, o que nos deixa a certeza de que esta milenar tradição Cristã do Compaço Pascal de casa em casa, vai continuar na nossa paróquia.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.