Na semana passada realizaram-se a Assembleia de Freguesia (25/6) e a Assembleia Geral da Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço (26/6), estivemos presente em ambas e foi notório a preocupação dos responsáveis de cada uma em cumprir e fazer cumprir a normas emanadas pela DGS, com a única finalidade de nos protegermos a todos e cada um de nós.
A Assembleia de Freguesia decorreu no âmbito da maior normalidade, como não podia deixar de ser, com o cumprimento das regras da DGS. Da ordem de trabalhos, os pontos de maior relevância foram sem dúvida a informação do presidente da Junta, Eng.º João Pinho e o Relatório de Atividades e Conta da Gerência 2019.
Da informação do presidente o grande destaque foi para a “Passagem Inferior das Cachadas”, o qual informou que a Câmara Municipal de Viana do Castelo, aprovou em reunião camarária de 07 de maio, a abertura do concurso público por um preço base de mais de 1, 6 milhões de euros a construção da passagem inferior à linha do caminho de ferro, localizada na Rua das Cachadas. Também informou que o vereador Luís Nobre reuniu em Carreço no passado dia 05 de junho com os proprietários afetados pela “Declaração de Utilidade Pública (DUP)” Construção da Passagem Desnivelada – Carreço, aprovado, por unanimidade, pela Assembleia Municipal de 25/11/2019, de modo a explicar todo o conteúdo do processo de expropriação. Os proprietários foram ainda informados acerca de possíveis alterações de acessibilidade aos seus prédios. O presidente abordou ainda a aquisição de maquinaria o que trataremos num futuro próximo.
Quanto ao Relatório de Atividades, o presidente enumerou muitos e variados itens aos quais a autarquia tem de dar resposta em tempo útil, e são um sorvedouro de ocupação, apresentou a Conta da Gerência 2019 que mereceu várias perguntas por parte da oposição. Depois de dados os devidos esclarecimentos a Conta da Gerência 2019 foi votada e aprovada por maioria com seis votos a favor da Lista Unitária e três votos contra da oposição (2 PSD, 1 CDU).
Também dentro de toda a normalidade e das normas da DGS, decorreu a Assembleia Geral da Sociedade de Carreço, da sua ordem de trabalhos os pontos de maior pertinência abordaram as contas referentes ao mandato 2019/2020 e a eleição dos corpos gerentes para 2020/2021.
O tesoureiro da Direção António Machado fez a apresentação do relatório e contas onde relatou a atividade de um ano que terminou no passado mês de março, estando a coletividade de boa saúde financeira. Na sequência, o Conselho Fiscal ao apresentar o seu relatório, nas conclusões finais recomendou à assembleia um voto de louvor à direção, o que ato contínuo foi saudado o voto de louvor pela assembleia, com uma salva de palmas prolongada, assim aprovando o louvor por aclamação. O presidente da mesa, Eng.º João Pinho, aproveitando o momento de excelência da assembleia aproveitou a oportunidade para enaltecer o trabalho realizado pela presidente da Direção Maria da Graça Ramos, a primeira mulher nessas funções.
Quanto ao ato eleitoral, a mesa não tinha nenhuma lista em seu poder e fez um apelo à direção cessante para desenvolver mais um esforço e concluir o mandato que já estava a decorrer. Para realizar a análise desse apelo, o presidente suspendeu os trabalhos por 15 minutos.
Retomados os trabalhos a direção cessante decidiu assumir o restante do mandato de 2020/2021, procedendo-se de imediato à eleição, o que produziu o resultado de 25 votos a favor e um voto branco.
O auto de posse foi lavrado de imediato ficando os órgãos sociais da SIRC reconduzidos nos seus cargos assim constituídos:
ASSEMBLEIA GERAL
Presidente – João Pinho
1.º Secretário – José Pedro Vale
2.º Secretário – Armindo Baptista
DIREÇÃO
Presidente – Maria da Graça Ramos
Vice-presidente – Manuel J. Moreira
Tesoureiro – António Machado
1.º Secretário – João Ferreira
2.º Secretário – Avelino Pereira
Vogal – José Alberto Barreto
Vogal – Carlos Pereira
CONSELHO FISCAL
Presidente – José Maria Pinho
Relator – Maria Augusta Barreiros
Vogal – Tiago Bonito
Desejamos aos órgãos sociais da Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço, agora reconduzidos, as maiores felicidades no seu mandato, em prol do associativismo cultural e recreativo.