Integrada nas Comemorações Populares do 25 de abril em Viana do Castelo, a Associação Cultural e Desportiva Capitães de Abril entendeu ser tempo de começar a dar corpo à Memória e à História da sua construção. Desde já, com a exposição”HISTÓRIA E MEMÓRIA – AS PORTAS QUE ABRIL ABRIU – A COOPERATIVA DE HABITAÇÃO ECONÓMICA CAPITÃES DE ABRIL”, na galeria do seu centro comercial e até ao dia 10 de maio.
Nela figuram, para além de fotografias do início da construção do núcleo de S. Vicente, dos núcleos de Abelheira e Sta Marta de Portuzelo (Talharezes), bem como, exemplares de documentos da época e cópias do livro de honra onde constam, entre outros, depoimentos de Mário Soares e Maria Barroso, Lurdes Pintassilgo e Vasco Lourenço.
Regista-se, igualmente a exposição das MAIAS que a maioria dos residentes dos blocos habitacionais, respondendo ao pedido da associação para participarem com a sua disponibilidade e criatividade, estão à vista de quem os queira apreciar.
A associação tem agendada para a próxima sexta-feira, dia 13, que este ano apenas acontece neste mês de maio, a encenação da “Lenda das Bruxas da Ponte do Arco – Perre”, precedida da Arruada pelos Zés Pereiras Nacionais de Fragoso; do esconjuro a cargo do José Manuel Filgueiras e da Queimada Galega.
Como no ano passado, na sua primeira edição, verificou-se, referiram-nos, uma “muito significativa presença de público”.
L. F.