Realizou-se no passado dia 25 de novembro, uma Assembleia-geral da Associação de Dadores de Sangue da Meadela, para discussão e aprovação do “Plano de Atividades e Orçamento” para o ano 2024, que os sócios presentes aprovaram por unanimidade. Abriu a sessão o presidente da Assembleia-Geral, Dr. Luís Belo, que saudou todos os presentes e deu início aos trabalhos.
Seguiu-se a intervenção do presidente da ADSM, António Mesquita que numa breve nota introdutória, começou por referir que o Plano de Atividades e Orçamento é um instrumento de gestão, que contextualiza as diversas atividades a desenvolver ao longo do ano a que se refere, com os objetivos que a organização se propõem atingir, tendo em conta o orçamento previsto e os meios humanos de que dispõem.
Balizados todos estes preceitos, todos os anos a Associação planeia o ano seguinte e elenca tudo o que correu bem e que correu menos bem e assinala o que correu mal. Enumera os meios humanos e materiais disponíveis, antecipa os recursos financeiros e com todos os pressupostos elabora o seu Plano de Atividade e Orçamento.
Referindo-se ao Plano de Atividades para 2024, António Mesquita referiu que, em 2024, será dada continuidade às ações desenvolvidas ao longo dos anos anteriores, em que se destaca: organizar ações de promoção, sensibilização e recolha de sangue e tipagem de medula óssea, nas várias freguesias do concelho, empresas de Viana do Castelo e Gabinete de Saúde da Câmara Municipal de Viana do Castelo. António Mesquita referiu ainda que, embora as ações de sensibilização sejam destinadas ao público em geral, continuaremos a prestar uma especial atenção às camadas mais jovens da população, nomeadamente a população estudantil de todos os ciclos de ensino, sem esquecer os alunos do ensino secundário e superior das escolas profissionais do distrito de Viana do Castelo. Continuaremos a pugnar como até agora por um país e distrito solidário cada vez mais desafogado em necessidade de sangue, sempre em espírito solidário com o país, como temos vindo a fazer.
Importa referir que foram encetadas as diligências necessárias para a passagem da Associação a Instituição de Solidariedade Social, IPSS, estando, no momento, à espera de respetiva aprovação por parte da Segurança Social.
Recolhas de Sangue e Registo de Medula Óssea
António Mesquita afirmou que, a exemplo dos anos anteriores, a Associação continuará a organizar recolhas de sangue e registo de medula óssea, em colaboração com o IPST – Instituto Português do Sangue e da Transplantação – (Centro de Sangue e Transplantação do Porto) e da Unidade de Saúde Local do Alto Minho (ULSAM) Viana do Castelo.
António Mesquita concedera que, tão importante como as recolhas de sangue é a sensibilização das populações para a necessidade de dar sangue, pois só com uma eficaz sensibilização se conseguirá uma efetiva e harmoniosa renovação de dadores que permita manter o relativo desafogo em necessidades de sangue, que felizmente se vem verificado, nos últimos anos no país. Por essa razão continuaremos a dedicar à sensibilização uma parte importante do nosso trabalho, focando-o como temos vindo a fazer, nas camadas mais jovens da população, para o nobre ato solidário e altruísta, visto ser aqui que reside o futuro da dádiva benévola de sangue.
Em seguida detalhou algumas das atividades mais relevantes a realizar em 2024, cujo documento foi previamente distribuído a todos os sócios presentes e no qual constam vários pontos, devidamente explanados como: Recolhas de sangue e registo de medula óssea devidamente programadas, campanhas de sensibilização para a dádiva benévola de sangue. Comemorações (Dia Nacional do Dador a 27 de março e dia Mundial do Dador). Reuniões de Trabalho; Assembleias Gerais; Representações; Comemorações do 28.º aniversário da Associação e a constituição das equipas afetas às várias atividade e tarefas a desenvolver pela Associação ao longo do ano 2024.
António Mesquita referiu a continuidade em colaborar com a Câmara Municipal, a União de Freguesia de Viana (Santa Maria Maior, Monserrate) e com várias associações da Meadela, e dentro das possibilidades da Associação, colaborará com outras associações que eventualmente solicitem apoio.
António Mesquita terminou agradecendo a colaboração de todos os elementos da Associação e a todos os dadores de sangue, sem os quais nada seria possível. Só unidos no mesmo objetivo que é salvar vidas, através da dádiva de sangue, obteremos os nossos objetivos e reafirmou o propósito de durante o ano 2024 fazer um boletim informativo para os dadores, sobre os direitos e deveres do dador benévolo de sangue, não esquecendo todas as entidades que colaboram com a Associação.
A encerrar a Assembleia geral, interveio o presidente, Dr. Luís Belo, para, mais uma vez ter palavras de congratulação para a dinâmica da Associação, sob a liderança entusiástica do seu presidente António Mesquita, realçando os resultados obtidos no exercício de 2023, que fazem da Associação uma equipa dinâmica, solidária e altruísta em prol dos nossos doentes.