Associação de dadores de sangue realiza Assembleia

A Associação de dadores de sangue da Meadela realizou no passado dia 02 de setembro uma Assembleia-geral extraordinária, com dois pontos da Ordem de trabalhos: Ponto 1: Aperfeiçoamento dos estatutos, de harmonia com o solicitado pela DGS, no âmbito da apreciação do processo de requerimento do “Registo da Associação como IPSS”. Ponto 2: Designação dos Membros da Direção para a outorga da escritura pública de Alteração dos Estatutos. 

Abriu a sessão o presidente da Mesa da Assembleia-geral, Dr. Luís Belo, ladeado pelas enfermeiras Jacinta e Albertina, que constituíram a mesa, estando igualmente presentes o presidente da Associação, António Mesquita.

Apresentadas aos sócios e debatidas as necessárias alterações de aperfeiçoamento dos estatutos da Associação, estas foram aprovadas, por unanimidade dos sócios presentes.

Stocks de Sangue em queda 

No dia em que em todos os órgãos de comunicação social divulgaram a notícia de que no país se verifica uma baixa preocupante nos stocks de sangue nos hospitais, como não há memória recente, o presidente da Associação, António Mesquita referiu que já se vinha a adivinhar que isto ia suceder, face ao que era esperado de recolhas durante a Jornada Mundial da Juventude, o que não se concretizou!

“As várias associações queixam-se da redução de dadores, pela idade e pela pouca adesão da população mais jovem o que não é felizmente o caso da nossa Associação em que as dádivas até cresceram e em todas as recolhas aparecem novos dadores e  jovens”, refere o presidente.

António Mesquita argumentou que a Associação desejava e tinha organizado mais recolhas, mas o IPST (Instituto Português do Sangue e da Transplantação) não tem datas disponíveis para efetuar essas recolhas, alegando falta de pessoal para acolher a todas as solicitações e ao que referiram, não por  falta de médicos e enfermeiros, mas do outro pessoal da logística. 

António Mesquita fez questão de referir que  isto não é uma crítica, mas é uma constatação, que não permite à Associação realizar as recolhas de que gostaria e concluiu com o dado curioso de que na zona Norte o maior número de dadores são mulheres.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.