Depois da reunião da última terça-feira, onde não foi possível salvar os plátanos da Avenida do Cabedelo, o Município de Viana já elaborou a proposta de entendimento e enviou-a para os elementos da Associação. Aguarda-se o “OK” para que seja retomada a obra de acesso ao porto de mar.
“Até tudo estar com todos os pontos nos is. Com todos os r e s não haverá qualquer intervenção”, referia, aos jornalistas, o autarca vianense, no final da reunião de Câmara. José Maria Costa adiantava também que “houve um compromisso, de que parte do projeto estar praticamente executado até 15 de novembro. Logo que tenhamos o estudo da requalificação dos passeios, faremos uma reunião para acertarmos, o que se pretende é que melhoremos a circulação pedonal”.
A Câmara assumiu o compromisso de melhorar a segurança rodoviária e a plantação de árvores não só no novo troço rodoviário, próximo da Quinta do Seminário, mas também em algumas ruas do Cabedelo, nomeadamente próximo do Parque de Campismo do Inatel.
José Maria Costa lembrava também que vão solicitar a classificação do percurso arbóreo, que vai desde a rotunda do Pescador até à nova rotunda, como de “interesse público”.
“Houve um grande consenso e encontrámos uma solução de compromisso. Não sendo aquilo que a Associação pretendia na sua totalidade, de qualquer forma o resultado final foi muito positivo. Acrescentámos valor à solução, melhoramos espaços. Vamos melhorar a segurança pedonal naquela Alameda”, manifestava José Maria Costa.
O autarca espera cumprir o prazo de execução dos novos acessos ao porto de mar, que se previa estejam concluídos até ao final deste ano.