Associação dos Tapetes de Corpus Christi de Ponteareas vai participar na confeção de tapetes de flores em Caminha

A Associação dos Tapetes de Corpus Christi de Ponteareas é a convidada, este ano, da Câmara de Caminha, para participar na elaboração de tapetes de flores que assinalam a Solenidade do Corpo de Deus no concelho. Depois de semanas de preparativos, na próxima quarta-feira, os moradores de várias ruas de Caminha e Vilarelho juntam-se no final do dia, para começar a trabalhar nos incríveis tapetes, que todos os anos atraem ao concelho milhares de visitantes.

Na quinta-feira, Dia do Corpo de Deus, um feriado nacional religioso que se celebra sempre a uma quinta-feira, as ruas principais de Caminha e Vilarelho estarão, como é tradição, enfeitadas com coloridos tapetes de flores, confecionados noite dentro pela população. Esta é uma tradição antiga, que celebra a fé, mas que também incentiva as relações de vizinhança entre a comunidade, contribuindo para a valorização turística de todo o concelho.

Organizadas por ruas, centenas de pessoas juntam-se em grupos para confecionar os tapetes que sempre encantam a população e os visitantes e que são diferentes de rua para rua. A tarefa só termina quando os tapetes estiverem concluídos, às vezes de madrugada, bem tarde.

Todos os anos há desenhos e motivos originais e, desde há alguns anos, a Câmara decidiu convidar um município, um grupo, ou uma comunidade, consoante os casos, para participar e enriquecer assim a confeção dos tapetes. Esta é também uma forma de dar mais visibilidade ao concelho e às suas melhores festas e romarias. Viana do Castelo, Sardoal, Ponta Delgada ou a comunidade ucraniana que se encontrava no concelho foram, entre outros, alguns dos convidados. Este ano, como referimos, a Associação dos Tapetes de Corpus Christi de Ponteareas é a convidada. Caminha participará também nas festas em Ponteareas.

A Festa de Corpus Christi de Ponteareas é uma realização coletiva que expressa a cultura popular da gente ponteareense que, ao longo de 200 anos, soube preservar e promover esta celebração, reconhecida como “Festa de Interesse Turístico Internacional” e reconhecida pelo Xunta de Galicia como Bem de Interesse Cultural Imaterial.

Por outro lado, o Ministério da Cultura de Espanha apresentou a candidatura “A Tradição da criação de tapetes florais e composições rituais com materiais naturais” à UNESCO, na qualidade de candidatura internacional para integrar a lista representativa do Patrimônio Cultural Imaterial. Património da Humanidade, que será avaliada em 2025. Os tapetes de Ponteareas são os únicos representantes da Galiza.

Esta candidatura de “A Tradição da criação de tapetes florais e composições rituais com materiais naturais” está amplamente refletida em Ponteareas, onde os moradores confecionam tapetes artísticos de flores naturais para a passagem da procissão do Santíssimo Sacramento. Esta preparação dos tapetes florais ajudou Ponteareas a ficar conhecida como “A Vila do Corpus”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.