Associação Ribeirinha de Viana não quer barcos de pesca lúdica no cais dos pescadores

O presidente Associação de Pescadores Ribeirinha de Viana, António Coimbra, lamentou que os pescadores lúdicos atraquem os barcos no cais dos pescadores junto ao Instituto de Socorro aos Náufragos. A lamentação aconteceu à margem da inauguração do equipamento de encalhe de embarcações artesanais.

“A Docapesca ficou de afixar no cais um aviso aos proprietários de barcos de pesca lúdica, dando-lhes um prazo de 30 dias para que saíssem e se instalassem na marina construída para essas embarcações, a jusante da ponte Eiffel e isso não aconteceu”, manifestava o pescador.

António Coimbra diz que naquele cais não há custos para o atraque dos barcos e é esse o motivo que leva muitos pescadores lúdicos a utilizar. “Açambarcam os nossos lugares de atracagem. Este é um cais para a pesca artesanal e estas plataformas foram construídas para pesca artesanal. Não se compreende como é que as embarcações de pesca lúdica, cerca de meia centena, continuam aqui”, diz.

No dia da inauguração daquele equipamento, a nossa reportagem presenciou um pescador de pesca lúdica com dificuldades para retirar o barco com o auxílio de um carro. Valeu a pronta intervenção de duas pessoas que estavam no local para evitar que a viatura ligeira caísse à água do cais.

O presidente da Associação Ribeirinha de Viana diz que “os barcos de pesca lúdica foram encaminhados para o cais de pesca artesanal, a título provisório, enquanto era construída uma nova marina para suas as embarcações, a jusante da ponte Eiffel”.

“A marina está pronta há muito, mas os proprietários de barcos de pesca lúdica continuam a atracar no cais dos pescadores, retirando-lhes espaço de atracagem”, constatou.

“Não temos nada contra as embarcações de pesca lúdica. A questão é estarem as coisas nos seus lugares. Esta está preparada para a pesca artesanal. Temos de ter as plataformas livres. Há barcos de pesca artesanal que pertencem a homens idosos e que têm dificuldade em encontrar lugar para atracar e sair em segurança”, esclarece.

A Docapesca anunciou que nos próximos dias vai publicar um edital e “estabelecer um prazo para a remoção das embarcações de pesca lúdica, bem como as medidas futuras em caso de incumprimento”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.