Foi com grande consternação que a comunidade perrense – e, particularmente, os aficionados do futebol local -, soube do falecimento do Sr. Zeferino António Pontes Ambrósio, cidadão que nasceu em janeiro de 1937 na vizinha freguesia de Sta. Marta de Portuzelo, de cuja equipa representativa defendeu as cores, também como guarda redes. Pertenceu a um grupo de sete irmãos, sendo quatro raparigas e três rapazes, restando vivos apenas quatro.
O Zeferino, como todos o conhecíamos, viveu vários anos em Perre antes de emigrar para França. Depois de definitivo regresso, instalou-se na freguesia da Meadela, onde faleceu no dia 11 de abril do corrente ano.
Casou com a D. Clarisse, nossa conterrânea, na igreja Paroquial de Perre. O seu irmão José Júlio, que vive no lugar do Freixo, recordou-nos que os festejos do enlace continuaram na oficina da antiga Auto-Perre, logo ali ao lado da residência que o casal ocupou durante vários anos.
Em Perre praticou futebol na equipa do antigo Grupo Desportivo de Perre, tornando-se num dos seus mais emblemáticos guarda redes. O Zeferino sempre mereceu a admiração e a amizade dos aficionados da época, rendidos ao entusiasmo com que se dedicou à modalidade. Na altura, conforme foto anexa, ombreou com vários atletas desta freguesia e do concelho de Viana.
O Grupo Desportivo de Perre foi fundado em 1963 e inscreveu-se na Associação de Futebol Amador de Viana do Castelo. Aquando da sua extinção oficial – em 1977 -, constituiu-se como um dos pilares da Associação Desportiva e Cultural de Perre, através dos seus associados e do seu espólio.
O Zeferino foi sepultado no cemitério da freguesia da Meadela, quando já havia completado 82 anos de idade. E certamente que todos os que o conheceram, dentro das quatro linhas ou fora delas, lhe remetem um sentido “até sempre”.
À família enlutada manifestamos sentidas condolências.