Atividades Subaquáticas Para Todos na APPACDM de Viana do Castelo

No dia Mundial da Atividade Física, a APPACDM de Viana do Castelo iniciou a prática de uma nova modalidade desportiva.

À equipa Desporto Para Todos da instituição, junto com a Associação Amigos do Mar, a equipa de difusão e desenvolvimento para Apneia – Okeano, um docente da Escola Superior de Desporto e Lazer do IPVC e um treinador de Atividades Subaquáticas voluntário, proporcionaram uma manhã de “Apneia Para Todos” aos utentes da Unidade de Areosa, da Unidade de Viana, da Unidade de Darque, da Unidade do Cabedelo e Delegação de Ponte da Barca da APPACDM de Viana do Castelo, na Piscina Municipal do Atlântico – Joaquim Batista Alves, cedida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, no âmbito de Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023.

Houve oportunidade para, de forma estruturada e sempre com orientação e apoio direto, experimentar as barbatanas, a máscara e o tubo. Depois chegou a hora de explorar o mergulho em apneia e os desportistas da APPACDM de Viana do Castelo mostraram estar à altura do desafio, vendo bem de perto o fundo da piscina.

Após avaliação da atividade, todos os intervenientes se mostraram muito satisfeitos com a experiência e ficou a certeza de que haverá no futuro mais sessões de “Apneia Para Todos”.

A APPACDM de Viana do Castelo filiou-se ainda na Federação Portuguesa de Atividades Subaquáticas, para trabalhar no sentido do programa Subaquatic 4All desta federação, que visa a promoção e desenvolvimento da prática de atividades subaquáticas junto de populações específicas, nomeadamente pessoas com deficiência.

Esta iniciativa surge também no âmbito do Projeto Aquality Erasmus+ Sport, em que a APPACDM de Viana do Castelo, juntamente com instituições parceiras de França e Polónia, vai desenvolver e partilhar práticas de promoção de desportos náuticos para pessoas com deficiência. Este projeto está a ser implementado na instituição pela equipa de Desporto Para Todos, pela Unidade de Areosa e pela Delegação de Ponte da Barca, e, prevê já no próximo mês de junho, uma mobilidade à Polónia para atividades conjuntas que incluam utentes e colaboradores das várias instituições parceiras, entre as quais estarão as atividades subaquáticas.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.