Atribuição de nova Unidade de Intervenção Prioritária

Os Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo receberam  a confirmação de que passarão a contar com uma segunda Equipa de Intervenção Permanente (EIP), segundo informação do  presidente de Direção.

David Lourenço dá conta de que a secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, autorizou, no passado dia 18 de março, a celebração de protocolos para criar 100 novas Equipas de Intervenção Permanente (EIP).

O dirigente observa que a decisão consolida a aposta no reforço do modelo de resposta profissional permanente a riscos de proteção civil, que, entre outros elementos, integra as EIP.

Todos os distritos do continente contarão com novas equipas, destacando-se os distritos de Lisboa (16 novas EIP), Viseu (11), Leiria (9) e Coimbra, Setúbal e Viana do Castelo (8).

A seleção desta EIP foi baseada em critérios objetivos e verificáveis, estabelecidos pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e apresentados à Liga dos Bombeiros Portugueses.

Os protocolos, a celebrar entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), as Câmaras Municipais e as Associações Humanitárias de Bombeiros, visam melhorar a eficiência da Proteção Civil e as condições de prevenção e socorro. As Equipas de Intervenção Permanente são compostas por cinco elementos e asseguram o socorro e a emergência na área do concelho. Os bombeiros que a integram são “caracterizados por elevada especialização, que lhes permitem dar resposta adequada nas diferentes missões, em ocorrências cada vez mais exigentes e complexas”.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.