Augusto Canário e Mário Laginha em Ponte de Lima

No próximo domingo, dia 28 de abril,  “Diabo” será apresentado em Ponte de Lima, com letra de Augusto Canário e música de Mário Laginha. O concerto será apresentado às 16h na igreja da Ordem Terceira de S. Francisco.

A iniciativa insere-se no projeto “Sente a Historia”, que percorre os dez concelhos do distrito de Viana musicando as lendas locais.

Em Ponte de Lima será apresentada a canção da Lenda das Unhas do Diabo, cuja música foi composta por aquele pianista e compositor e a letra é da autoria do referido cantor repentista, que conta a história do dia em que o Diabo foi em pessoa resgatar um escrivão de Ponte de Lima de um convento, que era odiado pelo povo e acabara de morrer. O tema será interpretado pelo Coral Polifónico de Viana do Castelo e pelo Orfeão de Vila Praia de Âncora.

A iniciativa acontece no âmbito do projeto “Sente a História”, que está a realizar 30 concertos em 30 locais históricos do Alto Minho, envolvendo mais de 1500 músicos e 10 municípios. Este é já o vigésimo terceiro do concerto da iniciativa, que tem como objetivo surpreender o público com novas abordagens e novos talentos.

pelas 17h00, realiza-se uma visita guiada e animada ao Museu dos Terceiros que se encontra instalado em duas casas religiosas associadas à Ordem Franciscana: o extinto Convento de Santo António dos Capuchos e o edifício da Ordem Terceira de São Francisco.

E nesta visita o “Diabo” continuará a ser a figura de destaque. Isto porque no exterior do Museu, mais precisamente no Convento de Santo António dos Capuchos, local onde, segundo a lenda local, o “Diabo” foi resgatar o seu escrivão, existe uma laje em pedra com a marca de uma mão que o povo diz ser do próprio Belzebu.

Assim, e em jeito de brincadeira, as pessoas presentes no concerto e na visita guiada terão a possibilidade de colocar a mão na marca da pedra e … se ficar larga ou apertada, tudo bem… se a marca corresponder a alguns visitantes, então são “diabos” ou “diabas”!

O concerto e a visita têm entrada gratuita.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.