Aulas de Língua Portuguesa para 389 alunos de 49 nacionalidades

As Aulas de Língua Portuguesa, promovidas pelo Município de Viana do Castelo, já ajudaram um total de 389 alunos inscritos de 49 nacionalidades diferentes desde o início do projeto, conforme referiu fonte da autarquia.

Numa análise por continentes, da Europa já participaram 213 alunos de 24 nacionalidades. Da América do Sul marcaram presença 86 estudantes de cinco países, da América do Norte e Centro participaram 20 alunos de quatro países. De África marcaram presença 35 alunos de oito países e estiveram ainda presentes 33 alunos de sete países da Ásia e dois alunos de um país da Oceânia.

O país com mais alunos inscritos foi a França, com 66 estudantes registados, seguido de Itália e Venezuela, ambos com 36 alunos. Recorde-se que neste projeto as aulas de português para estrangeiro são gratuitas e os professores são voluntários.

No presente ano letivo de 2019/2020 estão inscritos 134 alunos de um total de 31 nacionalidades. Assim, 91 alunos correspondem a 24 nacionalidades europeias e 43 alunos correspondem a 12 nacionalidades de fora da Europa, entre África, América, Ásia e Oceânia.

Neste ano, estão inscritos 28 alunos de França, 18 alunos de Itália, 15 estudantes da Colômbia, 12 da Venezuela e 8 do Reino Unido.

Recorde-se que, em 2018, a Câmara Municipal de Viana do Castelo criou um Plano Municipal para a Integração dos Migrantes (PMIM) 2018-2020. Orientado para dar resposta a objetivos estratégicos gerais para treze áreas de intervenção, mas a dimensão estratégica do plano centra-se nas áreas “Acolhimento e Integração”, “Mercado de Trabalho e Empreendedorismo”, “Cultura”, “Cidadania e Participação Cívica”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.