O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) preencheu mais de 67 por cento das vagas que disponibilizou para os seus cursos de licenciatura na 1.ª fase do Concurso de Acesso ao Ensino Superior.
Das mais de mil vagas disponibilizadas restam pouco mais de 300 para a segunda fase. As áreas da Saúde, Tecnologias, Ciências Empresariais, Artes, e Desporto e Lazer foram as mais procuradas não restando vagas para a segunda fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior. Destaque ainda para o aumento dos estudantes que entraram no curso de primeira opção no IPVC.
O Politécnico de Viana do Castelo refere-nos ainda, em nota remetida, que aumentou a procura de estudantes estrangeiros, mais de duas centenas, a grande maioria oriunda do Brasil, Guiné-Bissau, Cabo Verde, Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe. O IPVC vai ainda dar as boas vindas a alunos provenientes de Timor Leste, Egipto e Síria.
Regista-se, ainda, um aumento considerável do número de candidatos aos cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) e aos cursos de mestrado cujos resultados das colocações serão divulgados na próxima semana.
De realçar ainda que para além dos novos alunos que ingressaram pelo concurso nacional de acesso falta acrescentar, aos números avançados pela DGES, os alunos que ingressam no ensino superior através de outros concursos, tais como, concursos especiais (maiores de 23 anos, titulares de CET, CTeSP e titulares de um diploma de ensino superior) e os concursos de mudança de instituição/curso.
Carlos Rodrigues (na foto), presidente do IPVC, congratulou-se com os resultados desejando sucesso a todos os alunos. “No início de mais um ano letivo, quero deixar, em particular aos novos alunos, uma mensagem de agradecimento pela vossa opção em estudar no IPVC, dar-vos as boas-vindas e deixar os votos de um bom trabalho. O sucesso do teu futuro exige trabalho, dedicação e compromisso, mas, em conjunto com toda a comunidade académica do IPVC, vais conseguir obter uma formação de elevada qualidade que te facilitará a integração no mercado de trabalho”.