José Maria Costa pediu aos autarcas para participarem nas votações das eleições para as Comissões de Coordenação Regional. Marcadas para amanhã, dia 13 de outubro, o edil vianense alertou para o “sentido de responsabilidade dos autarcas da região”.
O autarca lembrou que “votar no próximo dia 13 de outubro é um imperativo de responsabilidade para os autarcas” e que “a legitimidade da votação é, naturalmente, um fator decisivo para os grandes desafios das regiões e do país”.
“Temos de ter uma voz autorizada nos centros de decisão das regiões plano para podermos reivindicar um papel mais forte na gestão e planeamento dos instrumentos de gestão territorial e de financiamento”, sublinhou, enfatizando ainda que a “descentralização é um passo intermédio para a regionalização e não podemos desperdiçar esta oportunidade”.
José Maria Costa, que também é presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, considera que a não votação significa que existe uma “demissão das responsabilidades dos autarcas em serem autores ou coautores do futuro coletivo”.
Porque “não há processos perfeitos, mas há oportunidades que são únicas”, considerou ainda que é necessário “interpretar os sinais dos tempos que vivemos”, apelando à união, à mobilização e à concertação “num objetivo é desígnio nacional- vencer a pandemia e recuperar a economia do país”.
“Estou certo de que os autarcas darão um sinal positivo e de esperança como sempre!”.