Autarquia investe 300 mil euros

O Município de Viana do Castelo pretende transformar-se no “Coração do Natal” e atrair visitantes do norte de Portugal e Galiza durante a época festiva do Natal. A programação foi apresentada em finais de novembro.

O autarca vianense falava que “Viana do Castelo está a afirmar-se como um destino de Natal”. Luís Nobre dava conta de um programa com “momentos tradicionais”, mas também algumas novidades. O objetivo passa por cativar visitantes do norte de Portugal e da Galiza.

Segundo o edil vianense, o “esforço financeiro” de “mais de 300 mil euros” “é um incentivo a visitar a cidade e o concelho”. 

Até 09 de janeiro de 2022, a Praça da República volta a transformar-se na Praça Natal, com decoração temática, trenó, anjos, presépio, carrossel francês e a Casa do Pai Natal. 

A programação inclui propostas para todos os gostos e idades, prometendo valorizar o centro histórico da cidade e dinamizar o comércio tradicional, com o objetivo de fazer de Viana do Castelo o espaço ideal para compras de Natal e momentos em família.

Sábado, dia 11, a Praça da República acolhe o Feirão do Mel e das Rabanadas, a partir das 15h, numa proposta gastronómica que vai animar este espaço, numa organização do Grupo Etnográfico de Areosa.

A partir de 18 de dezembro, sábado, e até ao final do período festividade, os Antigos Paços do Concelho (piso 0) são palco de Natividade, 3.ª edição de Preséapios de Artesanato em Viana do Castelo, com o contributo de artesãos locais, numa proposta diferenciadora e muito popular.

Já até 26 de dezembro, o Natal sai à Rua com animação musical a acontecer pelas ruas do centro histórico, com a participação de associações e coletividades locais, numa organização pioneira e que promete cativar miúdos e graúdos.

Para os mais pequenos e respetivas famílias, a 19 de dezembro, domingo, às 16h, o Centro Cultural de Viana do Castelo recebe o concerto infantil “Um sonho de Natal”, num espetáculo mágico e que promete surpresas para as crianças.

No dia 22 de dezembro, às 21h, o Teatro Municipal Sá de Miranda recebe o Concerto de Natal, com voz de Pedro Múrias e piano de João Gustavo Rangel.

Na noite de Passagem de Ano, Viana do Castelo tem como proposta um Réveillon com DJs na Praça da República, a partir das 23h00, para uma festa ao ar livre, que deverá contar também com fogo-de-artifício à meia-noite.

No primeiro dia do novo ano, às 17h, o Teatro Municipal recebe o Concerto de Ano Novo, pela Orquestra Con Spirito.

O presidente da Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), Cunha Júnior, informou que a iluminação da cidade está a atrair visitantes. “No fim de semana tivemos sete autocarros (excursões) da Galiza para assistir ao espetáculo da iluminação”, constatou.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.