As entidades responsáveis pela salvaguarda do Auto da Floripes das Neves e da ilha do Príncipe estabelecem uma parceria, que inclui uma calendarização de iniciativas e projetos conjuntos, e lançam as bases para um protocolo de cooperação.
Sonia Carmen da Mata, secretária Regional da Cultura, Economia e Turismo da Região Autónoma do Príncipe e João Pina Batista, presidente da associação cultural “Auto de Floripes” da ilha do Príncipe, estiveram presentes em Viana do Castelo para reunir com a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto, representados, respetivamente, por Manuel Vitorino, vereador da cultura do município vianense e Pedro Rego. Os intervenientes trocaram lembranças e impressões sobre o Auto da Floripes, nomeadamente sobre o seu valor patrimonial e identitário, bem como sobre a importância e a necessidade de uma estratégia sustentável para a sua salvaguarda.
Esta valiosa partilha patrimonial mobilizou as instituições locais para um projeto comum de salvaguarda do Auto da Floripes e de promoção social das comunidades que o herdaram e vivem. Neste sentido, após vários contactos, trocas de informações, reuniões presenciais e protocolo entre as partes, estão a ser desenvolvidas diligências para uma cooperação profícua, que se consubstancia na salvaguarda deste património cultural imaterial.
Por conseguinte, foi assinado no Fórum Cultural das Neves o documento que materializa a parceria e calendariza um conjunto de iniciativas e projetos a desenvolver nos próximos 18 meses. A assinatura do protocolo de cooperação está prevista para meados do mês de agosto na ilha do Príncipe.
O convite à comitiva da ilha do Príncipe foi endereçado, após inúmeras diligências, pelo Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de agosto. A par das diversas reuniões com múltiplos intervenientes e da visita guiada à cidade de Viana do Castelo e ao Largo das Neves, a comitiva da ilha do Príncipe teve a oportunidade de assistir a um excerto do Auto da Floripes local.
O “Auto da Floripes” é uma peça teatral secular que se realiza em São Tomé e Príncipe, mais concretamente a 15 de agosto na ilha do Príncipe, por ocasião das Festas de S. Lourenço, e no município português de Viana do Castelo, nomeadamente a 5 de agosto no lugar das Neves, nas festas da Senhora das Neves. O Auto da Floripes é um elemento integrante da identidade cultural das duas comunidades, afirmando-se como um ex-líbris da ilha do Príncipe e da comunidade tripartida das Neves (Barroselas, Mujães e Vila de Punhe).