Autoridade Marítima Nacional participa em exercício promovido pela Armada Espanhola no rio Minho

A Capitania do Porto e o Comando-local da Polícia Marítima de Caminha participaram no exercício combinado de segurança e salvamento marítimo/fluvial “MARSEC 24”, promovido pela Armada Espanhola, que se realizou no rio Minho.

Este exercício teve como objetivo principal reforçar a coordenação entre as entidades envolvidas e que normalmente contribuem para o dispositivo de segurança, busca e salvamento no Troço Internacional do Rio Minho (TIRM), na resposta a situações de emergência.

Durante a atividade foi simulado o afundamento de uma embarcação de pesca no rio Minho, resultando no desaparecimento de duas pessoas. Como resposta ao encadeamento de situações de emergência, foram empenhados os meios nacionais de socorro, busca e salvamento disponíveis, tendo o Capitão do Porto de Caminha assumido a coordenação das ações de socorro, busca e salvamento. O exercício compreendeu ainda o treino de apoio a navio sinistrado, reboque e trabalhos de mergulho.

Nesta ação estiveram envolvidos meios de Portugal e Espanha, nomeadamente o Comando-local da Polícia Marítima e Capitania do Porto de Caminha, o Grupo de Mergulho Forense (GMF) da Polícia Marítima, o navio NRP Rio Minho da Marinha Portuguesa, bem como a Comandância Naval do Minho da Armada Espanhola, a Proteção Civil Espanhola e a Agência Galega de Emergências (AXEGA). 

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.