A Banda de Gaitas de Santiago de Cardielos é composta por 32 elementos e foi fundada por João Oliveira, impulsionador e diretor do grupo, que desde sempre o tem acompanhando em toda a sua atividade. Este grupo, que pertence à Casa do Povo de Cardielos, iniciou a sua atividade em 2003. Trata -se de um grupo heterogéneo e transfronteiriço, pois acolhe elementos de várias localidades portuguesas-Cardielos, Vila Mou, S. Salvador, Nogueira, Darque e Meadela e espanholas – Salceda, Guardia, Tui, Vigo e Ponteares.
À frente da banda está o maestro professor José Manuel Caballero, que tem feito um trabalho notável, com rigor no que apresenta ao nível da estética, da postura, da precursão e interpretação das músicas.
Este ano, o grupo participou em mais um campeonato de gaitas de foles, em Manzaneda.
O campeonato tem cinco graus, em que o quinto corresponde ao grau mais baixo e o primeiro ao mais elevado. Os grupos são convidados a participar no grau que acharem mais adequado ao seu desempenho.
A Banda de Gaitas de Foles de Cardielos, noutros campeonatos participou com sucesso ao nível do primeiro grau, mas este ano participou no quarto grau. Esta decisão deve-se à meta traçada para os mais jovens elementos que integraram a escola de gaitas, nos últimos dois anos, e que aprenderam a tocar online devido à pandemia, com as aulas aos sábados de manhã. A sua participação foi um incentivo e ao mesmo tempo um prémio por todo o trabalho desenvolvido, uma vez que foram os campeões do seu grau.
O campeonato disputou-se em duas fases. Na primeira fase, que decorreu em Cea o grupo ficou em primeiro lugar e na segunda fase, em Manzaneda, conquistou o título de campeão.
Os alunos da escola de gaitas de Cardielos, à medida que vão progredindo, vão integrando a Banda de Gaitas. Os instrumentos que podem escolher, para além, da gaita de foles, são as pandeiretas, os tambores e os bombos. A idade dos elementos do grupo vai dos 10 aos 40 anos.
Ouvimos o testemunho de uma mãe de um dos alunos da escola, de nacionalidade moldava, que nunca tinha ouvido falar do instrumento gaita de foles. Ao acompanhar as aulas do filho, online, entusiasmou-se a aprender o mesmo instrumento, com sucesso, participando já neste campeonato com o seu filho.
O diretor do grupo, João Oliveira, no final do campeonato em Manzaneda, depois das atuações dos grupos, nos diferentes graus, recebeu o testemunho para organizar a 1º fase do próximo campeonato, em 2022, em Viana do Castelo, no fim de semana do Domingo de Ramos.
Já em 2008, a Banda de Gaitas de Santiago de Cardielos organizou, com grande êxito, um campeonato de gaita Galega, em viana do Castelo.
O grupo tem-se autossustentado com as suas atuações, que antes da pandemia eram muitas. Esperemos que melhores dias venham para dar continuidade ao êxito que ao longo dos anos fez dele um grupo de sucesso.
De cinco a oito de agosto o grupo esteve nas Astúrias, para participar num festival internacional de Gaitas de Foles.
Este grupo é uma forte mais valia da comunidade de Cardielos, porque além de espalhar a alegria com as suas participações musicais, também dinamiza as tradições regionais, incentivando os mais jovens a preservar o seu património cultural. Além disso, divulga o nome de Cardielos e mesmo de Portugal, como aconteceu no último campeonato onde foi içada a bandeira portuguesa devido à sua presença, uma vez que foi o único grupo português a atuar em Manzaneda.